quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mundo cão

Hoje estou feliz - à noite vou comemorar meu aniversário - mas uma coisa está me incomodando. Desde criança tenho uma atração pelas páginas de polícia dos jornais e alguns episódios sobre os quais leio ficam na minha cabeça. Ontem, li sobre uma mãe que foi ferida no rosto com faca pela filha, num bairro da periferia de Cuiabá. Achei a história tão triste.
Segundo a matéria, os vizinhos ouviram os gritos da mulher, mas tiveram dificuldades para conter a agressora, que estava numa espécie de surto. Ela já tinha esfaqueado a mãe e continuava a agredindo. Até que alguém arrumou um cigarro e a agressora se afastou, permitindo que os vizinhos socorressem a vítima, que levou 30 pontos no rosto.
Fico pensando no dia seguinte dessa mulher. Quanto sofrimento! Quanta dor ela não deve estar sentindo! O que levou essas pessoas a esse desfecho? A matéria dizia que a filha é ex-presidiária. Ela voltou para cadeia, mas até quando? Que tipo de tratamento será dado a essa mulher? Ela é louca? Viciada em drogas? Quanto mal causa e ainda vai causar aos outros e a si própria?
Eu me lembrei de um relato que ouvi de um rapaz durante viagem recente a trabalho. Ele me contou que seus dois irmãos bem mais velhos sáo viciados em droga e tornaram sua vida um inferno até que esse rapaz resolveu sair de casa, aos 12 anos. Hoje, adulto, ele ainda tem que descascar um monte de abacaxi provococado pelos irmãos viciados e tenta proteger a mãe, que vive se metendo em roubada por causa dos filhos. Detalhe: ele não põe uma gota de bebida alcóolica na boca.
Quantas histórias como essa não existe por aí? Por que a vida é tão dura com certas pessoas?

2 comentários:

Peripatética disse...

Será que a culpa é mesmo da vida? E a nossa sociedade, o que tem feito de nós? Muitas vezes vemos matérias de jornais assim que trazem histórias contadas superficialmente. A menina teve um ato insano, que ninguém sabe o que levou a fazer isso. Os cuidados voltam-se todos pra mãe, mas e a filha? Será que não precisa de cuidados também? Será que prender e fazer julgamentos sobre seus atos são a melhor alternativa? Será que certos atos insanos que vemos sendo cometidos por aí não são gritos desesperados chamando atenção pra algum problema? Não, não é a vida que é cruel, somos nós e o que fazemos com nossa vida que afeta não só nós mesmo, mas o outro principalmente. Enfim, só algumas inquietações que me chegam ao ler algumas noticias que a mídia vincula sem um olhar critico e global da situação.

Martha disse...

Eu concordo com vc. A vida é uma coisa abstrata, o concreto somos nós, pessoas, que tomamos decisões, nos angustiamos, porém muitas vezes apenas assistimos como robôs a coisas terríveis que a mídia nos mostra. Essa moça é tão vítima quanto a mãe, concordo, e mandá-la mais uma vez para prisão não vai mudar nada.