terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia trágico

Hoje não dá para ignorar os acontecimentos ruins desta cidade. De manhã um vigia de uma agência do Banco Itaú matou a tiros um empresário, dono de um tradicional restaurante de massas (o Adriano, na avenida Getúlio Vargas). Dei uma olhada nos sites da capital e a informação é de que o empresário Adriano Henrique Marissael, de 73 anos,teria discutido com o segurança por causa da porta giratória. O cara deu três tiros no cliente, estourou a maldita porta de vidro com um tiro e fugiu numa moto que roubou de um motociclista para fugir do flagrante.
À tarde uma adolescente de 13 anos morreu em consequência de uma queda do telhado do Pantanal Shopping. A menina e outros colegas driblaram a segurança e chegaram o telhado através de uma saída de emergência. Acredita-se que eles queriam chegar a uma sala de cinema, porém o teto desabou. Keiza Souza, filha única de um casal de evangélicos, morreu e dois outros meninos se feriram.
Ontem teve um início de rebelião na Penetenciária Central do Estado que está com o triplo de "reeducandos" do que sua capacidade. Um agente prisional morreu em seu terceiro dia de serviço. Segundo o jornal da TVCA, a morte foi provocada por um tiro de um calibre que só a PM tinha. A autoridade se negou a confirmar que a PM matou o agente e não os presos como chegou a ser dito, porém ficou claro que a morte não foi provocada por uma arma branca (chuço) e os detentos não tinham arma de fogo.
Nada me irrita mais do que ouvir autoridades - e própria mídia, que é obrigada a isso - chamar de "reeducandos" presos amontoados num presídio. Que tipo de reeducação o Estado está lhes proporcionando? Há alguma chance deles saírem melhores como seres humanos depois de uma temporada num local como esse?
Ontem juízes reclamavam no noticiário da TVCA de que estão sendo obrigados a liberar adolescentes criminosos em cidades do interior por falta de vagas nas unidades mantidas pelo Estado para "reeducação" de jovens infratores. Um juiz muito sensato disse que com essa atitude - a liberação de criminosos - o Estado está estimulando a população a fazer justiça com as próprias mãos. Ou seja, temos um estado inoperente.
Acabei de ler no blog da Sandra Carvalho que Mato Grosso está falido e com uma dívida imensa - herança do governo Blairo Maggi - que não consegue renegociar.  Saúde, segurança pública, educação - tudo está um caos no estado campeão na produção de grãos e carnes. Que pena! O que podemos fazer para evitar que esse estado tão bonito e próspero entre em colapso?

PS. Acabei de ouvir no jornal da TVCA (dia 22) que o laudo do IML diz que o agente prisional morreu em consequência de sangramento provocado por arma branca (uma facada no peito) e um tiro no pulmão.  O assassino do empresário continua foragido e morreu mais um adolescente em consequência da queda no Pantanal Shopping.

Nenhum comentário: