quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mousse de chocolate

Ao final de um dia estranhamente tenso e corrido, nada melhor do que uma mousse de chocolate para relaxar.
Não estou comendo mousse. Ainda. Apenas acabei de fazer uma mousse a jato, antes de atualizar o blog e tomar banho para ir à aula de yoga.
Quis fazer para minha sobrinha Juliana que chegou de uma temporada de um ano nos EUA. Quase nem dei atenção para ela. Ela chegou no final da tarde de ontem depois de um voo pra lá de complicado e à noite tive ensaio do madrigal. Até estava disposta a ir para casa para estar com ela, mas como ela ia sair com amigos fui bater ponto no Chorinho.
Hoje não tive tempo, nem cabeça para almoçar com ela. Só conversamos um pouco quando fui levá-la à casa de uma prima, onde ela vai dormir para matar saudades das amigas. Por tudo isso resolvi fazer a minha "famosa" mousse (modéstia à parte) para compensar minha ausência. Incrementei a dita cuja com castanhas do Brasil, uma das minhas atuais paixões.
Na verdade o mérito da "Mousse da tia Martinha", como dizem as amigas de minhas filhas, é de minha irmã Jane - a rainha das receitas práticas de fazer, como convém a quem não é bamba na cozinha.
Essa minha irmã é tão cara de pau que no passado inventava que tinha feito alguns doces de lata. Na verdade, ela não tinha a intenção de enganar ninguém, mas não conseguia desperdiçar a oportunidade de uma brincadeira quando a ocasião surgia. Se as pessoas eram ingênuas, a culpa não era dela.
Mas a mousse é autêntica e nem sei de onde surgiu a receita. Só sei que ela funciona em qualquer circunstância. Minha irmã coloca rum, nozes, um monte de coisa para incrementar a sua. Eu gosto dela pura, mas as castanhas caem bem.
Uma vez batidos os ingredientes no liquidificador, é só botar a vasilha no congelador e aguardar para comer no dia seguinte.
Seria tão bom se tudo na vida fosse tão simples assim ... Ou será que é a gente que complica?

Nenhum comentário: