terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Vida de freelancer

Quem disse que vida de freelancer é facil?
Hoje eu pretendia falar sobre outros assuntos, porém o que está batendo mais forte é a sensação nova e difícil de administrar minha vida de freelancer.
Tenho conversado com outras pessoas que vivem situação semelhante e lido matérias a respeito para ver se me entendo melhor e aprendo a lidar de uma forma menos tensa com a minha nova situação.
É muito difícil trabalhar em casa! Tudo se mistura - emails pessoais e de trabalho, telefonemas pessoais e de trabalho. Como é difícil dizer ao outro se você está ocupada ou não e quanto aquela distração será bem-vinda ou não. Qual é o momento de parar? Ou ele não existe já que a cabeça continua funcionando o tempo todo? É lícito se pensar em um dia de pausa ou devo abolir fins de semana e feriados?
Ontem tive uma conversa séria com minha diarista a esse respeito. Acho que posso e devo manter seus serviços, porém ela é muito ruidosa e adora conversar. Eu lhe expliquei pacientemente que ela só deve falar comigo em caso de vida ou morte. Ela pode - e deve  - tomar pequenas decisões sem ter que compartilhá-las comigo. Eu entendo o lado dela, já que seu outro serviço no prédio é no apartamento de uma senhora aposentada com que ela trabalha há décadas. Imagine o quanto elas não conversam ao longo da jornada de trabalho!
Não é o meu caso. Quando estou sozinha em casa me sinto super bem, gosto de balbuciar meus textos e emails enquanto os escrevo (minhas filhas acham a maior graça), gosto de ouvir uma musiquinha suave ao fundo dependendo do tipo de trabalho que estou fazendo.
Esta noite perdi o sono. Não foi a primeira vez, nem será a última provavelmente. Peguei no sono às 6h15m e me levantei às 7h30m porque tinha um compromisso às 8h30m a uns 10 km de casa para o qual não podia me atrasar. Sorte que o trânsito em Cuiabá está uma maravilha - acho que metade da população cuiabana viajou e os outros 25% estão em casa. Adoro Cuiabá nesta época do ano!
Cheguei em cima da hora ao meu compromisso e ainda bem que não desmarquei (hipótese que cheguei a considerar durante a minha insônia). Foi muito legal, Voltei para casa e estou fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Depois do almoço (que será em casa mesmo), pretendo dar uma deitadinha (não é meu hábito) para aguentar seguir em frente.
A gente sempre está aprendendo coisas novas. Eu estou aprendendo a trabalhar por conta própria e a fazer o meu marketing pessoal. Veremos se terei êxito. Espero que sim.

PS. Como tenho problemas de visão (miopia, estigmatismo, ceratocone, etc), sempre escrevo meus posts numa fonte maior e depois retorno ao tamanho original. Resolvi que vou facilitar minha vida em 2011: vou mudar a fonte do blog. Talvez o visual fique um pouco mais feio, porém a leitura ficará mais fácil para mim.

Um comentário:

tiago disse...

Cá entre nós....Eu as 4:30 da manhã ainda acordado tentado resolver algum problema de css e mais algumas coisas que eram para se encaixar e não se encaixa. Bem deixa isso pra outra conversa em um outro dia.
Adorei seu post sobre vida de freelancer, quanto às folgas que você relatou, se devemos ou não tirar, acho que sim viu. Alias que eu últimamente, ja estou a 3 semanas seguidas sem folga..rsrs
e independente de tudo o que falam sobre vida de freelancer, eu adoro isso, mesmo não tendo folgas como em um trabalho fixo. Adoro toda essa não-rotina, posso tomar meu café a hora que eu quiser, posso trabalhar da meia-noite as seis da manhão ou vice-versa, bem mas nem tudo são flores. Mas com certeza free é bem melhor do que toda essa rotina chata do dia-a-dia.
Escrevi muito né..rsrs