quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Isso pode?

Hoje uma amiga brasileira que mora nos EUA me perguntou sobre as enchentes no Estado do Rio. Ela tem acompanhado o assunto por meio do site da Folha e disse que hoje pouco espaço foi dado ao assunto. Seu temor é que o assunto já tenha caído no esquecimento.
Tranquilizei-a por um lado - a Globo continua falando bastante nas consequências da tragédia -, mas por outro compartilhei minha preocupação no sentido de que aos poucos o desabamento e as mortes irão deixando de causar comoção e se tornarão mais uma tragédia - a maior, por enquanto - ao lado de outras tantas como as de Santa Catarina, Niterói, Alagoas, Pernambuco, etc.
Será que teremos fôlego para impedir outras tragédias como essas ou pelo menos minimizarmos suas consequências com algumas medidas preventivas?
Há pouco conversávamos na sala de nosso apartamento num bairro nobre de Cuiabá quando passou uma moto sem escapamento fazendo um barulho ensurdecedor.
- Isso pode? - perguntou meu cunhado que acabara de chegar de Cáceres.
Não pode - respondi - assim como não pode furar sinal de trânsito, estacionar o carro sobre as calçadas e passeios públicos, andar armado, etc.
Pode político que assumiu o governo por alguns dias receber pensão vitalícia como governador? Ah, isso pode! Pode deputado envolvido em escândalo ganhar uma baba para cumprir um mandato de verão? Pode.
A gente deixa e, enquanto isso, rala, rala, para sobreviver.

Nenhum comentário: