quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dúvida global

Tenho que confessar: sou fã das telenovelas das 7 da Rede Globo. Sempre que posso gosto de assistir a elas. São inconsequentes, divertidas e servem como uma luva para relaxar um pouco no final do dia.
A novela atual, "Ti ti ti", é especialmente agradável, embora tenha personagens e tramas meio "malas" e por demais surreais.
Tudo isso é um "nariz de cera" para entrar no meu tema de hoje. Anteontem (ontem não vi a novela) ouvi uma personagem dizendo ao filho para acreditar que Deus tem um plano maior para ele e confiar nele. Tenho ouvido frases semelhantes na boca de alguns interlocutores.
Às vezes sou tentada a acreditar nisso. Seria tão gostoso conseguir acreditar nisso. Não se trata de ficar parada esperando as coisas acontecerem conforme "o plano de Deus" e sim acreditar que existe algum sentido, alguma ordem no caos que é o mundo.
Há alguns dias entrevistei uma pessoa muito legal que mora a alguns passos de mim há dois, três anos, mas com quem eu nunca tinha trocado mais que cumprimentos formais. Ela é psicopedagoga, acabou de perder dois irmãos em circunstâncias "normais" (não foi acidente)  e me pareceu tão serena. Conversamos um pouco sobre minha situação profissional e ela me disse:
- Você tem que se perguntar: onde sou útil?
Venho me perguntando isso desde então. Tem uma questão prática, que é ter dinheiro para pagar as contas e sobreviver com dignidade sem depender de outras pessoas (por mais queridas que sejam), porém tem uma questão quase filosófica: onde posso ser útil, considerando que eu tenha um papel de relevância (todos temos, não?) neste universo.
É claro que ainda não tenho respostas, mas essa pergunta de alguma forma me apazigou. É como se ela dissesse para mim: você não precisa se sentir uma inútil porque não ganha rios de dinheiro ou não é um sucesso global.
Posso continuar assistindo à minha novela das sete sem culpa e empregar meu tempo e energia em outras coisas que considero importantes.

Um comentário:

MegaTCC disse...

Olá, querid@ amig@, venho aqui oferecer nossos serviços!

Conheça-nos!

atendimento.mtcc@hotmail.com
http://megatcc.blogspot.com

Serviços oferecidos:

Adequação às regras da ABNT
Adequação Temática
Ampliação de TCC's e Monografias
Apresentações em Power Point e Vídeos
Elaboração de Redações
Orientação de Textos
Pesquisas
Resumo Exclusivo de Obras
Revisão Técnica
Verificação Literária (Feitura de Monografias)


Feitura e Correção com qualidade de:
Cartas (Comerciais)
Jornais, Revistas e Periódicos
Projetos Acadêmicos/Planos de Aula
Relatórios e Resenhas

E muito mais!

atendimento.mtcc@hotmail.com
http://megatcc.blogspot.com

NOSSO TRABALHO É FACILITAR O SEU.