segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A música como hobby

Hoje estou morrendo de sono ... Tive insônia ontem e acordei bem cedo para abrir a porta para a nova/velha diarista - uma profissional que trabalhou comigo muito tempo num passado recente e voltou para substituir a outra que me deixou na mão de repente.
Tentei dormir mais meia hora, mas não consegui e precisei tocar a vida adiante: entrevistas, complementação de dados por email para matérias, etc. Foi um dia intenso, mas proveitoso.
Mas estou morrendo de sono às 7 horas da noite. Não penso em ir dormir agora, mas quero tomar um banho e poder relaxar um pouco. Preciso disso.
No fim de semana mesclei trabalho (entrevistas e redação de matérias) com lazer (caminhada no parque, ida ao Chorinho e a um bar na sexta-feira para ouvir uma banda de rock, Sixtons, que conheço há anos).
Foi legal. A apresentação dos Sixtons, com o velho e bom rock and roll, foi revigorante e tive a sorte de ouvir uma canja do vocalista Samir Júnior, que está deixando a banda porque vai se mudar de Cuiabá. O cara é médico e canta muito. É muito interessante ver alguém cantando rock pra valer, é uma coisa muito visceral, exige entrega, muito suor. A voz vem lá de dentro mesmo. Haja garganta e energia!
No sábado conversando com uma médica para uma matéria sobre corrida, ela me disse que a corrida é seu hobby e por isso prefere não participar de competições. Pois bem, a música - especialmente o canto - é o meu hobby.
Em outra entrevista, uma psicopedagoga me disse que nossos neurônios não envelhecem, mas precisam ser estimulados. Por isso recomenda-se tanto às pessoas mais velhas, que se aposentam, que façam palavras cruzadas e outros passatempos do gênero para que exercitem a memória.
Pois bem, a música é o meu exercício para memória. Estou constantemente memorizando letras novas para apresentar no Chorinho (embora nem sempre consiga fazê-lo, já que é mais cômodo e seguro cantar as de sempre).
Faço isso por prazer. É estimulante poder cantar sambas novos em vez de ficar sempre repetindo as mesmas canções.
Mesmo nesses dias, de trabalho intenso, não deixo de me dedicar ao meu hobby. Um hobby barato, diga-se de passagem.

PS. Ontem memorizei a letra de "Cara valente", de Marcelo Camelo, uma música que adoro e pretendo apresentar assim que tiver uma chance.

Nenhum comentário: