terça-feira, 30 de março de 2010

Samba é cultura

Hoje eu poderia falar de muitas coisas, porém meu desejo é comentar uma descoberta que me mobilizou desde ontem. Na hora do banho, sintonizei meio sem querer a Rádio Senado e ouvi uma preciosidade: o samba "Pra que discutir com Madame". Eu já conhecia o samba, mas fiquei tão apaixonada que não sosseguei enquanto não encontrei a letra da música na internet e a decorei. É uma delícia! 
Agora há pouco, no meu intervalo de almoço, descobri uma gravação maravilhosa com João Gilberto. Descobri também que o samba de Haroldo Lobo e Janet de Almeida é de 1956, ou seja, tem a minha idade. E continua lindo e delicioso! 
Fiquei muito feliz com minhas descobertas e pretendo incorporar esse samba ao meu repertório no Chorinho (bar que frequento em Cuiabá e que tem uma roda de samba aberta aos cantores amadores nas quartas-feiras e sábados). Nunca ouvi ninguém cantar esse samba lá. São aquelas pequenas joias da MPB que permanecem meio esquecidas até que algum expoente da nova geração de intépretes comece a cantá-la.
A propósito, a primeira gravação que encontrei de "Pra que discutir com Madame" na net foi no site letras.terra.com.br, que comete um engano que eu já tinha identificado quando pesquisei outras canções. Eles colocam como autor o intérprete (no caso Pedro Aznar, compositor e intérprete argentino, nascido em 1959). Se a gente não tiver um pouco de discernimento, se confunde.

PS. Se alguém estiver a fim de ler mais sobre esse samba, visite o site da Faap http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/artigos_madame1.htm e leia o artigo "Madame existe", de autoria de Tania da Costa Garcia.

Mais luz para o Bom Despacho!

3 comentários:

Roça de Livros disse...

Oi Martha,
acho que vc vai gostar deste site sobre os Anos 50. Tem muita música brasileira com videos imperdíveis.
http://decadade50.blogspot.com/2006/08/apresentao.html

Terezinha

Martha disse...

Obrigada pela dica!

Martha disse...

Não estou tendo tempo de ler agora, mas adorei!