segunda-feira, 29 de março de 2010

Gerações

Ontem ouvi uma história muito bonita, meio no estilo "Amor nos tempos do cólera", do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, mas sem final feliz. Não vou contá-la aqui porque não pedi permissão a quem me contou, mas ela me fez pensar sobre a "evolução" das relações de amor ao longo do tempo.
Antes de mais nada quero deixar claro que eu não preferia ser da geração da minha mãe, que nasceu em 1912 e, a exemplo de outras mulheres de sua época, tinha um filho após o outro (com raros intervalos, provocados mais pela própria natureza do que por vontade própria, já que ela não adotava métodos contraceptivos) e ficava a maior parte do tempo zelando pela prole, enquanto meu pai arrumava meios de prover a família e tinha toda liberdade do mundo.
Hoje, porém, o que vejo no meio em que vivo: liberdade, descompromisso, desconfiança de ambas as partes na relação homem/mulher, a ponto de uma das minhas filhas volta e meia me dizer que está chegando à conclusão que quanto mais porcaria é a mulher mais o homem cai de quatro. Respondo que ela anda vendo telenovela demais para não desestimulá-la, mas às vezes quase concordo com sua observação.
Não gostaria de começar a semana com um comentário tão amargo e pessimista, mas comecei a escrever pensando uma coisa e acabei parando em outro lugar. Li há alguns dias um texto muito bonito no blog do jornalista Elton Rivas, que, diga-se de passagem, foi quem me estimulou a fazer este blog. O título do post é "Gerações" e ele, que é de uma geração bem mais jovem que a minha, narra o encontro com uma pessoa de uma geração mais velha (talvez um pouco mais que a minha). Conclui dizendo que fizeram com que sua geração acreditasse que tudo era possível.
"Nessa lógica, se você não se deu bem, é porque é um looser, um fracassado, na sociedade que tudo pode, só os fortes sobrevivem". http://tendenciasa.blogspot.com
É assim que eu me sinto às vezes. Alguns leitores mais sensíveis hão de questionar, "mas o que é se dar bem?"
Isso já é assunto para outro post.

Mais luz para o Bom Despacho!

Nenhum comentário: