quinta-feira, 4 de março de 2010

Estômago

Não pretendia escrever agora, mas tenho que desabafar antes de seguir em frente, senão fico com o estômago embrulhado, passo mal. Acabei de ler em O Globo que Lula pretende se licenciar para "abraçar" a campanha de Dilma e, com isso, Sarney deve assumir a presidência.
Hoje é 1º de abril? Não! É sério mesmo. Não dá para aguentar. É zombar muito da nossa inteligência, da nossa memória e capacidade de engolir sapos (no caso, um bigodudo).
Não vou ficar aqui detalhando um fato que dispensa outros comentários, mas aproveito para contar uma passagem que só reforça a minha dificuldade em lidar com a política tupiniquim. Na última terça-feira fui ao Detran-MT pegar o licenciamento do meu carro e tive que esperar mais ou menos uma hora para ser atendida. Tudo bem que já enfrentei coisas bem piores nos áureos tempos do Detran no Rio de Janeiro.
Quando chegou minha vez comentei com a funcionária que já tinha sido melhor atendida no Detran de Cuiabá em outras ocasiões. Reclamei da falta de alguém na recepção que orientasse sobre que tipo de senha pegar. Para minha surpresa a moça não só concordou comigo, como acrescentou: "É a política". Como assim? - indaguei. Ela explicou que quando chega época de eleição vira aquela bagunça. Disse ainda que tentou conversar com a chefia sobre a necessidade de melhorar o atendimento, porém foi mal interpretada e decidiu não se manifestar mais.
Pronto temos aí um belo exemplo do (des) serviço público: o serviço é precário porque a chefia está mais preocupada em assegurar o futuro político (o seu e de seus superiores); quem quer trabalhar ou melhorar o serviço, incomoda.
Quantos talentos e quanto tempo do cidadão desperdiçado porque as coisas não são vistas com a devida competência!


Nenhum comentário: