terça-feira, 2 de março de 2010

De boas intenções ...

Hoje meu assunto não pode ser outro a não ser a notícia que acabo de ler no blog Ofiltro (da revista Época): "De acordo com reportagem do Estadão, após duas rodadas de matrículas em todas as 51 instituições que participam da seleção, das 47,9 mil oferecidas apenas 26 mil foram preenchidas, o que deixa 45,3% das vagas em universidades federais ociosas".
Por ter acompanhado de perto o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não posso deixar de fazer algumas considerações a respeito do tema: o MEC (ou as autoridades federais) esperavam que os estudantes tivessem paciência para esperar as três etapas de inscrições no Sisu, para decidir seu ano letivo?
Na minha casa houve um exemplo bem interessante das complicações trazidas pelo novo sistema de acesso às universidades federais. Minha filha caçula (já bastante citada neste blog) soube praticamente no mesmo dia que tinha sido aprovada em dois concursos isolados para o curso de Agronomia (Unesp de Jaboticabal, no interior de São Paulo, e Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais), o que nos deixou muito felizes. Por outro lado, embora tenha obtido uma pontuação razoável no Enem (84, se não me falha a memória, de um total de 100), ela não foi aprovada no mesmo curso na UFMT. Até então eu preferia mantê-la em Cuiabá, perto de mim, porém diante da incerteza da conquista de uma vaga na Federal de Mato Grosso, não tive dúvida: viajamos para Jaboticabal a tempo de fazer a matrícula no dia 10 de fevereiro.
Aí aconteceu o inevitável: a gente se apaixonou pela Unesp e por Jaboticabal. Não tinha mais volta e hoje ela está lá debutando na vida de universitária a mais de 1.300 km de distância de casa. Será que ela seria chamada nas outras etapas do Sisu? Não sei. Ela sequer conferiu o resultado da segunda rodada de inscrições.
Vejo muitos colegas dela matriculados em universidades particulares ou já fazendo cursinho em Cuiabá e outras cidades em busca de seus sonhos. A ideia do Enem e do Sisu me pareceu boa a princípio, mas o atraso no processo por causa do vazamento das provas do Enem e outros problemas (como o fato de poucas federais terem aderido 100% como a UFMT) comprometeram sua eficácia.

Nenhum comentário: