terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Novas experiências

Ser mãe é padecer no paraíso, já diziam. Continuo em Jaboticabal. O dia está lindo e, enquanto espero minha filha acordar - ela dormiu mal porque está podre de gripe - resolvi checar meus emails (inclusive de trabalho) no hotel e o dono, que não pára de falar, alertou-me quanto ao risco de colocar minha filha numa república de estudantes.
Por que? - perguntei, me lembrando dos rostinhos simpáticos das meninas que conheci ontem.
Ele respondeu que geralmente as veteranas botam a "bixete" para trabalhar, lavar louça e disse também que elas fazem muitas festas, o que pode prejudicar minha filha, já que ela será a única novata e terá provas em dias diferentes.
Os argumentos são plausíveis e devem ser levados em conta. Por outro lado, tenho que ver também um aspecto comercial: o moço foi ágil em indicar a imobiliária de um amigo, onde poderíamos checar uma quitinete para alugar. Na sua opinião, o melhor a fazer é esperar o início das aulas e alugar um imóvel com amigas do mesmo ano. Até isso acontecer minha filha poderia ficar hospedada, naturalmente, no seu hotel.
Acabei de me lembrar de uma coisa que todos os estudantes disseram: o povo da cidade não gosta muito do povo das repúblicas, e dos alunos da Unesp, em geral. Há uma divisão clara, me disseram os estudantes, entre a comunidade de Jaboticabal e a comunidade da Unesp.
Acho que temos que redobrar os cuidados na escolha da república, se for essa a nossa opção. E tem mais: minha filha não vai ficar presa, se ela não gostar de morar em república pode buscar outras opções junto com as futuras colegas de curso. O importante é ela ter em mente todos os caminhos e escolhas possíveis.
Daqui a pouco vamos à luta novamente.

Nenhum comentário: