sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Bancos do Brasil

Tenho uma relação de amor e ódio com o Banco do Brasil. Há anos é o meu banco.
Quando morava no Rio tinha contas em outros bancos, de acordo com a proximidade física e o conforto oferecido pela agência. Por exemplo, o "meu" primeiro banco foi o já falecido Boavista, que fica na esquina da rua do Catete com a Almirante Tamandaré, no Rio de Janeiro, pertinho de onde morava com minha família. Na verdade, minha mãe tinha conta lá e eu, bem cedo, comecei a fazer serviços bancários, numa época em que sequer sonhávamos com o "conforto" dos caixas ou terminais eletrônicos. Só para continuar a sessão nostalgia, quando fui a Paris em 1986, achei o máximo minha amiga Mila dizer que nunca ficava na fila do banco, já que tudo era feito nos terminais eletrônicos.
Bom, o futuro chegou ao Brasil. Hoje temos internet, caixas eletrônicos, mas ainda temos filas. Deixei de confiar nas transações bancárias feitas pela internet depois que um hacker fez um empréstimo em meu nome. Por sorte, ele não conseguiu concluir a transação. Ou seja, o empréstimo foi solicitado, mas o dinheiro não foi retirado da minha conta.
Faço praticamente tudo por meio dos terminais eletrônicos, porém ultimamente tenho tido vários contratempos nas agências do Banco do Brasil. Tenho dificuldades para imprimir talão de cheques, fazer pagamentos e até para sacar dinheiro. São tantos caixas travados ou que simplesmente não funcionam em Cuiabá!
Reclamei para a funcionária de uma agência e ela me disse que o serviço de manutenção dos terminais eletrônicos foi terceirizado. Resolvi ligar para o SAC. Fui bem atendida, registrei minha reclamação e hoje, menos de 48 horas depois, recebi um telefonema de uma pessoa se identificando como funcionária da agência Paiaguás, motivo principal da minha queixa, que me informou que os terminais eletrônicos estão passando por manutenção, mas o problema será sanado "em algumas semanas". Agradeci a delicadeza, mas respondi que continuava insatisfeita, já que ela nada me disse de novo. Informei que em poucas semanas vou conferir se mais terminais estão funcionando e se não estiverem vou ligar de novo para o SAC ou para a Ouvidoria, já que agora tenho um número de protocolo.
Desliguei o telefone e li a seguinte notícia no jornal Diário de Cuiabá:
"No ano de 2009, o Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 10,15 bilhões, crescimento de 15,3% em relação a 2008. Esse resultado correspondeu a uma rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido de 30,7%, retorno anualizado sobre ativos de 1,7% e lucro por ação de R$ 3,95, ante R$ 3,44 do ano anterior."
Tenho ou não motivos para estar irritada?

Nenhum comentário: