sábado, 20 de setembro de 2008

Dúvidas religiosas

Vou aproveitar esta manhã de sábado preguiçosa e razoavelmente fresca para viajar um pouco no pensamento. Acabei de voltar da aula de yoga, onde a professora, Moara, sempre nos convida a um momento de reflexão no final. Ela sugere que agradeçamos por mais um dia e termina com a saudação "Namastê", que significa algo como "O Deus que está em mim cumprimenta o Deus que está em você".
Isso sempre me leva a refletir sobre a minha religiosidade. Algum de vocês pode não acreditar, mas já fui muito católica praticante. Sou batizada, fiz primeira comunhão, sempre estudei em colégios católicos e fui à missa uma vez por semana religiosamente até 17 anos. Nesse momento, ocorreu uma ruptura estranha. Eu tinha participado de encontro de jovens, freqüentava um grupo onde líamos e discutíamos o Evangelho. Porém, foram surgindo questionamentos que não eram respondidos a contento ou eram rechaçados sob o argumento de que muitas coisas são dogmas: ou você acredita ou não.
Eu me afastei porque de repente não fazia mais sentido algum comungar. Eu não conseguia acreditar que estava recebendo o corpo e o sangue de Cristo.
Nesses últimos 30 anos eu me aproximei do espiritismo e do budismo, mas apesar de toda boa vontade (minha e das pessoas que me acolheram) não consegui me sentir à vontade. Tem um momento em que tudo me parece ridículo e acaba sempre esbarrando naquela coisa: você tem que acreditar!
Minha irmã Jane diz que a fé em Deus é uma dádiva e feliz de quem recebe essa dádiva. Não sei se voltarei a recebê-la um dia. Por enquanto, por mais que eu me esforce, vejo sempre a religião como uma forma desesperada do ser humano de encontrar um sentido para tudo, de se sentir parte de um todo e ter a certeza de que um dia terá a recompensa para seu bom comportamento e de que vai reencontrar as pessoas que amou na vida.
Ao mesmo tempo, a idéia de que tudo acaba com a morte é aterrorizante. Ou não?
Uma outra questão que me incomoda muito desde que sou pequena: até quando dura a vida eterna?

2 comentários:

Anônimo disse...

penso assim tb!

Yumi disse...

Vejo que você tem muitas duvidas das quais envolvem religões, ao certo deve ter duvidas tabem sobre que religião seguir, a questão é que muitas religiões tem tradições nas quais as diferem umas das outras, cada uma com seus argumentos e crenças, mas lhe dou um conselho importante, antes de julgar uma religião pela suas crenças estude a biblia com firmeza e dedicação, estude-a aprofundamente e peça o auxilio de Deus, na biblia não há contadições e sim má interpretações, por isso estude-a de uma forma logica inclusive envolvendo historia e ciencia, pois é necessário ter conhecimento desses também, após uma boa analogia biblica, procure a religião que tem mais coerência com aquilo que está escrito pois em Isaías 8:19 " Á lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira jamais verão a alva." E em Tiago 1:22 diz "Tornai-vos ,pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos" Mateus 24:24. Espero ter ajudado.