sexta-feira, 16 de maio de 2008

Saudades

Já estava com saudades de escrever para este blog da intimidade da minha casa. Na verdade, hoje estou meio confusa como costumo ficar depois de uma viagem muito rápida a um lugar bem diferente. Esses três dias em Florianópolis me tiraram do eixo. Viajar de avião é muito pirante para mim, que comecei minha vida aérea nos velhos aviões da Cruzeiro do Sul, viajando de Corumbá para o Rio e sempre vomitando muito. Talvez eu tenha feito outras viagens antes, mas não tenho lembranças delas.
Mas nunca me esquecerei da história tantas vezes contada por minha mãe sobre meu pai, um homem forte e corpulento irrompendo pela janela de um hidroavião que, em vez de fazer o que se esperava de um avião, afundou no rio no momento da decolagem. Segundo ela, as pessoas que acompanhavam a partida na margem do rio já não contavam com a sobrevivência do meu pai, quando ele apareceu nadando. Essa história só reforçava a aura de herói do meu pai, que já conheci "velhinho" (embora só tivesse 62 anos quando nasci) e com ares de avô.
Por todo esse passado, pai-herói, mãe que morria de medo de viajar de avião, eu pequena passando mal, viajar de avião é sempre uma coisa fascinante. Nunca passei mal depois de adulta. Gosto especialmente dos momentos da decolagem e da aterrisagem e das luzinhas da asa brilhando. Sempre me lembro de um episódio de um antigo seriado de terror/suspense em que seres fantasmagóricos apareciam encarapitados na asa de um avião para o horror do protagonista.
Apesar de todas essas lembranças, consigo ler no avião, como tudo que me é oferecido e adoro conversar. Se a pessoa for boa de prosa, converso até a hora do desembarque. É uma sensação boa: a gente se sente tão próxima de alguém que talvez nunca mais vá ver, mas no fundo é confortante saber que tem alguém "amigo" ao seu lado para o caso de alguma emergência. Alguém pra quem você vai poder dar a mão numa hora de medo.
É sempre assim, começo a escrever e minha mente acaba me levando a lugares inesperados.
Na verdade eu pretendia falar da saída da ministra Marina Silva e de outras coisitas mais. Fica para o próximo.

Nenhum comentário: