quarta-feira, 7 de maio de 2008

Cenas urbanas 2

Na segunda-feira passada, por volta de 1850m, fui para meu ensaio de coral na Igreja do Bom Despacho, no centro de Cuiabá. Para chegar lá tenho que descer uma das avenidas principais da capital, a Isaac Póvoas. Era horário do rush, mas mesmo assim fiquei chocada com a quantidade de gente nos pontos de ônibus. Pena que eu não tenho uma máquina digital para postar a foto no blog (eu chego lá!)
Minha filha mais velha agora pega ônibus para ir à universidade (UFMT). Ela tem aulas diárias pela manhã e duas vezes por semana à noite. È o que chamo de um horário "racional". Por isso acaba pegando ônibus nos horários de maior movimento. Segundo ela, que é novata em termos de transporte coletivo, o pior não é o ônibus cheio e sim o jeito nervoso dos motoristas dirigirem, sempre acelerando, freando bruscamente, dando trancos.
Sempre senti uma certa simpatia pelos motoristas e cobradores de ônibus (mesmo quando usava o transporte coletivo no Rio). Eles dizem que são super explorados pelos patrões, não têm tempo nem pra ir ao banheiro entre uma viagem e outra, são descontados em caso de assaltos e ainda sofrem (os motoristas) com o calor do motor. Nunca me esqueci que uma vez li numa reportagem que os pelos das pernas do motorista chegam a cair por causa do calor.
Até aí, ok, mas eles também não podem descontar sua raiva e nervosismo nos passageiros e nos outros motoristas!
Agora o que me dá raiva mesmo é ver a propaganda oficial da Prefeitura (paga com o nosso dinheiro) dizendo que o transporte coletivo em Cuiabá está uma beleza! Taí, por que o prefeito Wilson Santos, que é todo populista e é candidato à reeleição, não dá uma incerta na hora do rush? Ele podia chegar no ponto de ônibus de uma forma natural e pegar um ônibus como qualquer cidadão para checar se realmente o transporte melhorou. Estou delirando, ?

Nenhum comentário: