sábado, 31 de maio de 2008

Sustentabilidade

Estive fora do ar! Na realidade, nunca estive tão ligada. Nos últimos quatro dias trabalhei bastante apurando e escrevendo as últimas matérias para a edição de junho da revista Produtor Rural. Na noite do dia 28 e nos dias 29 e 30, acompanhei a abertura do Encontro Internacional de Negócios da Pecuária (Enipec), no Centro de Eventos do Pantanal. Vocês não têm idéia da quantidade de palestras, opiniões que ouvi, quase todas com o tema sustentabilidade!
Minha conclusão? Infelizmente muita gente ainda não entendeu que sustentabilidade não pode ser mais um desses conceitos cheios de significado, mas que acabam banalizados na boca e no discursos de gente sem o menor compromisso com nada. Com isso não quero dizer que produtor rural não sabe o que é ser sustentável e ambientalista sabe. Faz tempo que já não acredito em histórias da carrochinha, porém acho que há alguns aspectos importantes nessa discussão:
1- Se não houver preocupação com a sustentabilidade econômica, social e ambiental, não há futuro para a humanidade.
2- Muita gente pode ganhar dinheiro com a sustentabilidade e até aí tudo bem, desde que se faça alguma coisa de concreto em prol da sustentabilidade. E nesse caso, sustentabilidade pode ser um bom negócio.
3-Sustentabilidade pressupõe compaixão, preocupação com o outro (não quero dizer o próximo, para não parecer piegas) e isso é meio ilusório num mundo tão capitalista como o nosso.
4- Conhecimento e tecnologia são fundamentais para que haja sustentabilidade.

Nenhum comentário: