terça-feira, 29 de setembro de 2009

Anjos distraídos

Leio estarrecida algumas notícias nos jornais e sites de Cuiabá e do Rio. No festival de violência que toma conta do mundo, me chamaram atenção duas notícias que envolvem pais e filhos. Uma delas, veiculada no jornal O Globo, fala da condenação dos pais australianos pela morte da filha em 2002. A criança morreu em consequência de um eczema, um problema quase banal, mas o seu estado de saúde deteriorou-se porque o pai, homeopata, insistiu em tratá-la com homeopatia e demorou meses para levá-la a um hospital. Como entusiasta da homeopatia, achei a história muito triste, principalmente pelo sofrimento causado à menininha, Gloria, que morreu de desnutrição e com o corpo coberto de feridas. A matéria conta que o casal teve outro filho após a morte de Gloria.
Nessas ocasiões sempre me pergunto: quantas Glorias não existem por aí, vítimas da prepotência, ignorância e egoísmo de seus pais e/ou (ir)responsáveis que deveriam protegê-las? Cadê o anjo da guarda que supostamente deveria cuidar dela?
A outra notícia é sobre a prisão do coordenador de ensino médio de um colégio privado de Cuiabá, pego em flagrante no motel com duas alunas menores. A notícia, veiculada no jornal Diário de Cuiabá e no site MídiaNews (que traz até foto do sujeito), diz que o pai de uma das meninas desconfiou da nota alta da filha e resolveu ficar de tocaia na porta do colégio. Quando viu a filha e a colega saindo com o "professor" foi atrás e chamou a polícia, que pegou os três num motel na saída para Chapada dos Guimarães. O professor alega ter sido "vítima de uma armação" e que a sugestão da troca (sexo por notas) teria partido das meninas que teriam insistido muito. Coitadinho, mesmo?
Acho que nessa história ninguém é vítima totalmente ou todos são. O caso escancara uma triste realidade em que menores não hesitam em oferecer seu corpo em troca de benefícios, ou seja, em se prostituir. Quem deveria estar responsável pela "educação" e formação moral das meninas acaba sendo o agente da prostituição.

Nenhum comentário: