segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Descobrindo o YouTube

Vou dizer aqui uma coisa que qualquer criança que lida com internet já sabe, mas que talvez algumas pessoas da minha faixa de idade ainda não tenham se dado conta: o YouTube é um barato!
Cada um tem suas preferências, mas eu tenho usado o YouTube para ouvir músicas e ontem à noite comecei buscando músicas de Chico Buarque, passei pro Mílton Nascimento, Jaco Pastorius, Egberto Gismonti e terminei com Paco de Lucia. Foi maravilhoso! Eu não conseguia parar.
A gente encontra vídeos extremamente antigos e emocionantes, como Chico Buarque menino e o MPB-4 (todos meninos!) cantando "Roda Viva" num festival (acho que é da Record). É uma delícia ver o entusiasmo da plateia, os modelitos das pessoas. Outro vídeo que me emocionou foi ver Mílton lindo, super jovem, cantando "Cais" e "Para Lennon e McCartney" no Festival de Montreux, na Suíça. Ele está tão solto no palco! Também me emocionei de ver alguns solos do baixista Jaco Pastorius, que morreu em 1987 de uma forma trágica. E o Gismonti tocando "Frevo" e "Dança das Cabeças", fabuloso!
Deve ter muita coisa nova e boa no YouTube (aliás, assisti a algumas apresentações de músicos jovens muito legais), mas é muito gostoso poder reabrir o bauzinho do passado e ficar relembrando canções e intérpretes que marcaram tanto a minha vida. Para mim, são clássicos, atemporais e que só reafirmam a beleza da música. Existe muita gente boa, como o Gismonti, que sumiu da mídia. Pena que o programa Fantástico, não vá atrás de gente como ele e apenas dos cantores que fizeram sucesso numa época, mas que definitivamente não fazem o meu gênero e, na minha opinião, poderiam ficar no limbo midiático para sempre (como Odair José, Kátia; abro exceção apenas para Dalto).

Nenhum comentário: