segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Uma boa semana

Procuro em vão me animar nesta segunda-feira. Fui caminhar no parque - coisa que sempre me deixa bastante feliz. Busco pensar em coisas positivas, em perspectivas boas. Tento encontrar a guerreira guató em mim, influenciada pelo último post da minha sobrinha Bernardete em seu blog, (www.piassa-braziliansoul.blogspot.com), onde ela fala de uma suposta descendência da tribo guató por parte de uma avó paterna. Não adianta. Estou desanimada. É uma coisa mais física do que psicológica.
Recebo de fontes diversas dois textos que abordam um problema semelhante. Num deles, o médico Gabriel Novis Neves, fala da insistência do governo municipal de Cuiabá em culpar os médicos pela crise crônica da saúde; no outro, uma carta aberta à população que me foi enviada do Estado do Rio por minha sobrinha Laura, os professores se defendem das enganações do governo estadual. A carta diz que o salário líquido do professor no RJ é de aproximadamente R$ 540 e conta que, pelo plano proposto pelo governo, tem professor que vai ter um aumento de R$ 2,47 em 2010!
Meu objetivo não é detalhar uma ou outra situação e sim reiterar minha descrença quanto à atitude dos políticos e da sociedade em geral com relação aos profissionais da saúde, educação, segurança pública, etc. Fala-se tanto em comerciais de TV (como o que está sendo veiculado pelo governo federal agora a respeito do papel do professor em vários países do mundo) e discursos, mas na prática é sempre assim: quem pega no pesado ganha sempre muito pouco e trabalha em condições bastante adversas. Enquanto isso, senadores, deputados e outros representantes do poder legislativo, aspones em geral, ganham mais que o devido, sem falar das verbas que deveriam ser usadas na educação, saúde e segurança pública, e são desviadas. Além disso, há sempre os maus profissionais que usam essa situação para justificar a falta de empenho no trabalho e até práticas desonestas.
Fico triste por ser conivente com essa situação e me sentir de mãos atadas. Apesar de todo meu desânimo, espero ter e desejo a todos uma boa semana, produtiva, auspiciosa e mais animadora.

Nenhum comentário: