quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O prazer de plantar

Quem mora no Rio de Janeiro ou outras cidades grandes e mesmo quem mora em Cuiabá não faz ideia do que é Lucas do Rio Verde - uma cidade que viu sua população crescer de 30 mil para 46 mil habitantes em poucos anos, vive problemas típicos de uma cidade que cresceu muito de repente (por causa da vinda de indústrias como a Sadia) e quer manter a qualidade dos serviços que fizeram com que se destacasse no cenário estadual.
É uma terras de muitos oportunidades. Hoje, no final de um dia de trabalho que começou às 8h e terminou depois das 18h, comentei com meu colega: "Dá até vontade de me mudar para Lucas. Deve haver alguma coisa aqui que eu possa fazer para ganhar muito dinheiro".
A cidade é bonita, organizada, mas não tem samba, Se eu me mudasse para cá, sentiria muita falta das noites de samba do Chorinho ... Não tem cinema, é uma cultura muito diferente da cultura carioca. Não sei se eu iria me acostumar ... Mas é tentador viver numa cidade onde muitas coisas ainda estão em construção e onde ainda é possível errar menos ou evitar fazer erros que outras cidades fizeram.
Hoje conheci pequenos produtores muito bacanas. Gente que tem um pequeno pedaço de terra, enfrenta adversidades como falta de energia elétrica, porém demonstra muita alegria e confiança por estar trabalhando no que é seu. É uma questão cultural. Tem gente que sonha ter um emprego público, com a segurança de ter um dinheiro certo no final do mês, mesmo que não faça um serviço que lhe agrada. Mas ainda tem pessoas que preferem se lançar na aventura de plantar hortaliças, frutas, legumes e se sentem orgulhosas de terem construído um lar com suas próprias mãos.
É comovente e, ao mesmo tempo, dá tristeza pensar em quantos recursos poderiam transformar vidas de mais pessoas como essas e que se perdem nos escaninhos da corrupção, da burocracia e da politicagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agradecemos por suas impressões e opiniões sobre nossa querida cidade. Seja bem vinda! Estamos a disposição para ajudar a enriquecer ainda mais sua matéria.
Um forte abraço
Carlos Girotto
Vereador - Lucas do Rio Verde
65 9985 8080

Martha disse...

Obrigada pelo comentário!
Fique atento à edição de outubro da revista Produtor Rural, que trará a reportagem que fizemos na região esta semana.
Um abraço,
Martha