domingo, 3 de abril de 2011

Conselvan

Tenho curtido escrever posts na paz do domingão e hoje meu tema é a iniciativa de um garoto que conheci na viagem a Aripuanã. Já falei dele num post recente, onde, inclusive, publiquei sua foto.
Anteontem, para minha surpresa, recebi um email de resposta de Marcos Dyony, de Conselvan, a cerca de 80 km de Aripuanã. Não é que o danado tem um site? /http://www.noticias-conselvan.net/
Achei o máximo! Não me recordo exatamente a idade de Marcos (12? 14?), mas achei que ele era super comunicativo e agora vejo que também é empreendedor.
Chegamos a Conselvan, distrito de Aripuanã, depois de três horas de viagem, meio grogues de sono. Paramos na farmácia Estrela, de propriedade do padrasto do Marcos, para comprar remédios para um membro da equipe que estava curtindo uma ressaca danada e aproveitei para comprar o genérico do Dramin (Dramavit, acho) que "salvou" minha vida no resto da viagem. Eu estava ficando enjoada com tanto sacolejo e o remedinho, como já disse, não só me livrou do enjoo como também me deixou mais relaxada.
Conversei com Marcos 10, 15 minutos, tempo suficiente para conhecer a varanda de sua casa, nos fundos da farmácia, tirar a foto dele e saber que ele veio de Rondônia. Descobri também que, embora a cidade seja muito rústica (ruas de terras, arrasadas pela temporada de chuvas), dispunha de um provedor de internet (visada).
Foto da avenida principal de Conselvan, tirada por mim em frente à farmácia da família de Marcos


Desejo muito sucesso a Marcos e seu site. Acho que ele tem tudo para fazer um trabalho importante de divulgação de Conselvan. Espero que aproveite também o espaço para promover uma conscientização maior da comunidade local quanto à importância de reivindicar mais, se organizar. Não deve ser fácil viver em Conselvan!

PS. E ai, família Baptista, que tal organizamos nosso encontro em Conselvan?

13 comentários:

Blog do Akira disse...

Martha,
o que significa Conselvan?
Um abraço do Akira.

Martha disse...

Pelo que apurei in loco, Akira, Conselvan é simplesmente o sobrenome do antigo proprietário das terras onde o distrito nasceu.
Vou tentar confirmar a informação com o Marcos Dyony.

Agimar Monteiro disse...

Conselvan, é o fim do mundo.. Rs

Fiama disse...

Olá, meu nome é Fiama,sou moradora de Conselvan.
Vão dizer que estou louca, mas gosto daqui. Esse geitão de mato e rusticidade, escondem um lugar encantador (depois que se conhece melhor). A primeira vista pode ser difícil entender como é que pode as pessoas viverem num lugar como esse, eu sei, mas o ser humano é um bicho de capacidade de adaptação indiscutível, e acabamos nos acostumando com as dificuldades e privações que morar em Conselvan nos impôem. Fora que como em toda cidade de interior, aqui todo mundo se conhece...se cumprimenta...rss, e é um lugar onde se pode fazer amizade miuto fácil.
Bom, falando do Marcos...É um menino inteligente e decidido, tem um belo futuro pela frente, o que faltam são patrocinadores e pessoas que apoiem o progeto do garoto. Conheco sua família e inclusive sou cliente da Farmácia Estrela. Apesar de estar no início e ainda ter bastante coisa p/ melhorar, recomendo o site dele!
Em fim, me dispeço por aqui dizendo que foi um prazer falar um pouquiiinho de Conselvan p/ VCs!____Abrçs!

Clovis Henrique disse...

Olá bom dia eu sou Clovis Henrique
Morei em Conselvan por 9 anos, difícil era nos anos anteriores
Hoje apesar das dificuldades está bem melhor
Creio que falta muito investimentos, principalmente das autoridades politicas
Mas é um lugar muito agradável, aonde se faz amigos fácil
Eu tinha uma Radio lá, Ambiental FM eu fui o fundador da Primeira Radio lá
Fui eu que animei a primeira festa da comunidade
Tenho saudades das festas e das pescarias
Gosto muito daquele lugar
E o marcos um garoto inteligente, tem futuro
Um abração a todos de Conselvan.

Anônimo disse...

O PAIS DOS MEUS FILHO MORA EM COLSELVAN TEM 8 ANOS QUE MEUS FILHOS NAO VER ELE E TENHO MEDO DE IR LA E NAO ENCONTRA ELE MAIS POR LA MEUS FILHOS SEMPRE PERGUNTA DELE O NOME DELE E WILSON DA SILVA BENEDITO MAIS CONHECIDO COMO DA SILVA ELE ERA MOTORISTA DE ONIBUS EU MORO EM SAO PAULO SE ALQUEM CONHECER ALQUEM PODE MANDA MENSAGEM NO MEU MSN NILWILDEMAIS@HOTMAIL.COM.BR

Anônimo disse...

fica mo mato grosso

Anônimo disse...

Conselvan é o sobre nome do Sr MARIO CONSELVAN que era dono dessas terras. Sr Mario tinha uma sementeira em Cambara Pr e deu um rombo de milhões nos agricultores, seu genro sr REODANTE BERNARDELLI JUNIOR mora hoje em Florianópolis, num luxuoso apartamento e sr <ario Conselvan mora em Curitiba em uma Cobertura.

Clovis Henrique disse...

Alguem postou um comentario procurando o Da Silva em Conselvan, deixando este endereço NILWILDEMAIS@HOTMAIL.COM.BR só que é inexistente.
Sinto Informar que o Da Silva motorista de ônibus faleceu em 2010, maiores informações 69 3442 4861

Unknown disse...

Clóvis vc é morador de conselvan ne ?! Assim q posivel se alguem de conselvan pode entrar em contato cmg eu agradesso meu e-mail (Wellingtonc437@Gmail.com)

Unknown disse...

Clóvis vc é morador de conselvan ne ?! Assim q posivel se alguem de conselvan pode entrar em contato cmg eu agradesso meu e-mail (Wellingtonc437@Gmail.com)

Ester silva disse...

oi sou a Ester silva visitei conselvan e gostei muito,queria saber os preços de terras pois tenho interesso, meu email (esternbo@hotmail.com)

Jefferson disse...

Eu estive em conselvan dia 19/11/2021 só tenho uma coisa a dizer, parabéns a quem mora ali.