quarta-feira, 6 de abril de 2011

Anjo da guarda

Mais de uma vez já falei aqui sobre as minhas dúvidas de fé. É difícil viver sem fé numa proteção divina.
Apesar de meus questionamentos, em alguns momentos de medo e dificuldade, é claro que apelo para o sobrenatural: Deus? Meu anjo da guarda? Jesus? Nossa Senhora? Na verdade, acabo apelando para meus pais, meu irmão, avós, pessoas da minha família que já se foram.
Em alguns momentos realmente acredito que eles me protegem ou será que isso é uma ilusão que criamos para conviver com o medo e a falta de lógica do mundo?
Todos esses pensamentos foram provocados pelo "Profissão Repórter" de ontem. Gosto muito do programa do jornalista Caco Barcelos - muito próximo da escola de reportagem em que ele foi formado (a vida, o jornalismo dos anos 60/70, a revista "Realidade") e da qual me afasto muitas vezes.
Ontem o tema do programa foi triste: violência sexual. Quase desisti de ver, mas acabei me deixando ficar em frente à TV. O programa não foi sensacionalista e mostrou um trabalho bacana realizado num hospital em São Paulo (cujo nome não gravei, sorry). Vários casos foram mostrados, depoimentos de crianças abusadas, mães, avós.
Fiquei especialmente comovida com os casos da avó que levou o netinho, abusado pelo próprio pai, filho da denunciante, e também com a da moça, que foi abusada na infância, e agora viu a filha sendo abusada por primos adolescentes.
Quantos casos como esses, em que as vítimas não têm sequer a quem denunciar, devem existir por esse mundo afora?
E é aí que eu me pergunto: cadê o anjo da guarda dessas crianças?
Se Deus é tão bom por que permite que crianças sejam abusadas, maltratadas?
Alguém há de dizer que os homens são responsáveis por seus atos e isso não tem a ver com Deus. Concordo. Mas onde fica Deus nessa história?

Um comentário:

Anônimo disse...

Hoje resolvi botar no google Cade o anjo da guarda e ai,,,encontrei seu dilema. O meu é bem isso ai, sofro muito por não entender esses mistérios,ë tudo muito louco,sou formada em Serviço social e nens imagina o quanto me doí tudo que de mal acontece a todos.Se o Papa lá onde aconteceu o holocausto perguntou onde estava Deus nessa hora,,imagine nós.
Abraços
Ana