sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Seria cômico se não fosse sério

O trânsito é um mega problema em quase todas as capitais brasileiras e, quiça, do mundo. Cuiabá não poderia ser exceção, mas nos últimos tempos o trânsito tornou-se um problemão na capital de Mato Grosso.
Aumento na frota de veículos, ruas estreitas numa cidade não planejada, enfim, as razões são muitas e não é meu papel enumerá-las e discuti-las tecnicamente, mas a incompetência das autoridades municipais responsáveis pelo problema é de fazer rir ou chorar, dependendo do humor do dia.
Hoje li no site midianews http://www.midianews.com.br/ que o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá, Edivá Alves, sugeriu tirar um colégio (o Maxi) do lugar para amenizar o problema do trânsito nos horários de entrada e saída dos alunos.
É mais ou menos como sugerir tirar o Colégio Santo Inácio da rua São Clemente no Rio de Janeiro (estudei lá há 300 anos e o trânsito em Botafogo por causa desse e outros colégios sempre foi terrível).
Os comentários sobre a notícia no próprio site também são engraçados e algumas pessoas sugerem tirar outros colégios de lugar - o São Gonçalo, o Coração de Jesus - e alguém sugere "mudar Cuiabá de lugar". Talvez seja essa a solução, já que quem cuida do trânsito não sabe o que fazer.
(Suspiro) Sou mãe, tenho filhas que estudaram no Maxi desde a inauguração do colégio e já enfrentei esse trânsito marrento (isso é um pleonasmo?). Os pais param o carro onde bem entendem para os filhos descerem ou entrarem "rapidinho"e pronto: multiplique esses segundos pela quantidade de alunos e dá para imaginar a confusão no bairro Quilombo e no entorno. Tem mais um detalhe: a entrada principal do colégio (que não pára de crescer) fica numa rua secundária que é uma rampa assustadora, mas a maioria dos carros usam mesmo a rua Estevão de Mendonça. 
É claro que o colégio não deveria ter sido instalado naquele lugar, mas alguém da Prefeitura deu essa autorização ou então o estabelecimento está irregular, o que depõe também contra a Prefeitura.
Ou seja, a Prefeitura está errada de todo jeito: porque autorizou um colégio particular dessa envergadura a se instalar num local sem condições de tráfego, ou porque permite que esse estabelecimento funcione lá (caso não tenha álvara, o que duvido muito), ou porque não consegue dar uma solução razoável para o problema do trânsito nesse e em outros pontos de estrangulamento da cidade.
Moro na rua Estevão de Mendonça, a poucas quadras do Colégio Maxi, mas distante o suficiente para evitar passar perto nos horários de pico. Quando eu me mudei para cá, há oito anos, era uma rua movimentada, porém ainda tranquila. Hoje, evito sair de casa nos horários de pico (entre 7h30m e 8h, 11h30m e 12h30m, 17h30 e 18h). Minha rua vive engarrafada! É uma rua residencial e comercial ao mesmo tempo, tem estacionamento permitido nos dois lados, é passagem de várias linhas de ônibus e única alternativa para vários destinos.
Eu mesma, às vezes, quero evitar passar na minha rua, mas não consigo achar um caminho alternativo. Para vocês verem o tamanho da encrenca que é o trânsito em Cuiabá! O jeito vai ser mudar a cidade de lugar como sugeriu o inspirador leitor do site midianews.

Nenhum comentário: