segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Problemas urbanos

Estou meio atônita com os últimos acontecimentos do mundo, do Brasil e da minha cidade. Vou me ater à cidade onde moro, já que muita gente já deve estar comentando o resto.
Cuiabá é um mar de buracos - a situação na cidade vizinha, Várzea Grande, parece ser ainda pior. Ontem, caí inesperadamente num enorme perto da rodoviária num lugar onde costumo passar sempre, mas hoje o susto foi maior: tem um buraco no cruzamento das ruas São Sebastião e Dom Bosco (a poucos metros de onde moro) que, volta e meia, me surpreende.
Em geral, presto atenção para desviar dele, mas hoje, quando vinha do médico com minha filha caçula, pensei em outra coisa no momento crucial (na verdade, eu me lembrei de um samba lindo do Paulinho da Viola: "Não sou eu quem me navega/ Quem me navega é o mar"... ) Pronto! O barulho foi enorme (até achei que tinha estourado um pneu) e parte do painel do carro se desprendeu com o impacto.
Esta é a capital de Mato Grosso, que "se prepara" (?) para sediar a Copa do Mundo em 2014, mas não tem muita consideração com seus moradores. Os especialistas em turismo ensinam que cidade boa para visitar é aquela que é boa para seus habitantes.
Ouço o telejornal local no horário do almoço e é só notícia ruim: falta d`água crônica em alguns bairros, buracos que tomam conta de ruas, assaltos por todo lado.
Mas o pior, para mim, é a situação do Pronto Socorro da cidade: o ex-prefeito Wilson Santos se jactou de ter feito a maior reforma de todos os tempos; sai prefeito, entra prefeito, e a situação continua sendo de caos total, com gente no chão no box onde ficam internados os pacientes em estado mais grave (segundo a reportagem da TV Centro América).
Cuiabá é uma cidade boa de se viver,  mas dá sinais de que tem todos os problemas de uma grande capital e de capitais menores também.
Espero em breve poder fazer um post bem bonito sobre a cidade que escolhi para morar. Mas não posso dar uma de avestruz, enviar a cabeça no buraco e deixar de denunciar as coisas ruins.

2 comentários:

Blog do Akira disse...

Martha,
Acho que voce é feliz e não sabe. No Itaim Paulista, onde moro, o prejuizo é grande em pneus estourados, rodas amassadas, paralamas perdidos e estrésses acumulados.
Procuro as ruas no meio dos buracos e não sei se volto para casa são e salvo depois de enfrentar os congestionamentos da Radial Leste, ida e volta. Todos os dias, num percurso até Itaquera de 15 minutos gasto no mínimo 40. E olha que Itaquera vai sediar a Copa de 2014, meu Deus, vou mudar para uma cidade do interior.
Um abraço do Akira.

Martha disse...

Pode ser, Akira, que vc tenha razão. Infelizmente, nossos problemas são comuns, banalmente compartilhados por todos os cidadãos das "grandes" cidades brasileiras.
Mas nem por isso devemos deixar de nos indignar, certo?
Bjs e obrigada pela leitura sempre atenta.