quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Meia noite em Paris

Sei que o assunto não é novidade, mas não resisto a comentar o filme "Meia noite em Paris", que consegui terminar de assistir ontem a muito custo.
Não sei o que aconteceu, mas o DVD rodava bem na locadora e não rodava no meu aparelho, embora eu tivesse visto outro DVD sem problemas na noite de domingo (alguém tem uma explicação para isso?). Mas eu já tinha sido fisgada pelo filme e não admitia parar de assisti-lo sem o final.
Ontem voltei para casa com o DVD testado e retestado na locadora e o problema se repetiu. O jeito foi acabar de assistir no notebook da minha filha.
Que filme delicioso! Eu seria capaz de assisti-lo mais vezes. Os diálogos são ótimos, os atores idem. Paris é sempre Paris e a trilha sonora também é uma delícia.
Eu me lembrei dos melhores filmes de Woody Allen a que assisti, entre eles, "A rosa púrpura do Cairo" (de 1985), com Mia Farrow, então mulher do diretor.
Sou da geração que cresceu assistindo a todos os filmes de Allen, que têm um tipo de humor e um ritmo muito peculiares.
Para quem ainda não assistiu a "Meia noite em Paris", fica a dica.  Não considero o filme pretensioso, mas ele tem sacadas maravilhosas, como o insight final do protagonista (interpretado por Owen Wilson, um ator que nunca me despertou grande empatia, mas que está ótimo nesse papel): o fato de algumas pessoas estarem sempre endeuzando uma época passada e achando que seriam mais felizes se tivessem nascido lá.
Valeu o esforço para ver!
Falando em passado, perdi um grande encontro anteontem no Rio: o primeiro chopp do ano de um pessoal bacana que não deixa cair a peteca da Turma de 1974 do Colégio Santo Inácio, realizando encontros regulares. O de anteontem parece ter sido especial por ter reunido algumas pessoas que não moram mais no Rio e também por ter coincidido com as comemorações de aniversário de um professor de História pra lá de especial: o Rossi, que fez 80 anos.
Ah, como eu gostaria de estar lá! Quem sabe num próximo !?!

O "clássico " professor Rossi: saudades de nossas aulas de História


5 comentários:

Terezinha disse...

O professor de História a que vc se refere é Ricardo Rossi?

Martha disse...

Oi Terezinha, estou desde anteontem tentando me lembrar do primeiro nome do Rossi e não consigo. Vou perguntar pro pessoal do Santo Inácio e te respondo.
Se der vou publicar uma foto dele aqui.

Roça de Livros disse...

Pela foto não dá pra saber se é o Ricardo Rossi, que foi meu professor de História em 1966/67, na rede pública do Rio.
Ótimo professor, do tipo que instigava os alunos. E, além disso, um homem bonito, com nome e "pinta" de galã do cinema italiano. Deixava suspirosas as alunas adolescentes...

Dani Calainho disse...

Olá para vocês, sim, é ele, o Ricardo Rossi, tenho certeza absoluta! Foi meu professor no colégio Santo Inácio entre 1978 e 1980, fiz História por estímulo dele, nossa, que emoção vê-lo. Sou hoje professora da UERJ. Puxa vida!!

Dani Calainho disse...

Alguém tem o contato do Rossi??