sábado, 14 de janeiro de 2012

De volta ao passado (ou ao futuro?)

José Medeiros em ação na fazenda Cortezia em Lucas do Rio Verde


Hoje voltei a fazer algo que não fazia há muito tempo.
Acordei pouco depois das 3h (da madrugada), saí de casa às 4h30, enfrentei estrada sob chuva forte ao lado do grande parceiro, o fotógrafo José Medeiros, e cheguei em Lucas do Rio Verde (a cerca de 350 km de Cuiabá) por volta de 8h para fazer um frila para a revista "Globo Rural".
Vim fazer uma matéria sobre o início da colheita de soja em Lucas e Nova Mutum. Escrevo de Nova Mutum - cidade situada a cerca de uma hora de Lucas, onde vamos passar a noite, na esperança de concluir a reportagem a contento amanhã de manhã, de modo que possamos dormir em Cuiabá.
Vocês não tem ideia de como choveu esta manhã! Choveu tanto que nem deu para vir uma comitiva do Ministério da Agricultura, que viria de avião de Cuiabá para Lucas, juntamente com o governador de Mato Grosso. Se tivessem madrugado e vindo de carro como nós, simples mortais, teriam chegado.
Fora o cansaço, curti bastante voltar ao campo literalmente. Eu curto muito sair de Cuiabá de vez em quando mesmo que seja a trabalho e mesmo que seja num final de semana, sacrificando alguns momentos de lazer e convívio com minhas filhas queridas que chegaram ontem em casa depois de quase três semanas em Cáceres.
É um mundo muito diferente e  reencontrei vários conhecidos dos tempos da revista "Produtor Rural". Eu tinha me esquecido de como é o discurso dos produtores rurais, meus principais interlocutores ao longo do dia. Falamos sobre quantidade de sacas por hectare, doenças, excesso de chuva e outras preocupacões que acompanham os agricultores. A vida deles também não é fácil.
Enfim, se eu estava angustiada com a chuva, imagine o cara que precisa de sol para colher 5.500 ha de soja? 
Fiz umas fotos, mas não me lembrei de trazer o cabo para passá-las pro computador.
Aliás, eu me esqueci também de trazer sabonete. Como são detestáveis esses sabonetinhos de hotel que parecem de brinquedo! Mas como é bom estar de banho tomado e poder ir para a cama daqui a pouco depois de fazer um lanchinho!

Um comentário:

Blog do Akira disse...

Uma boa noite então, Martha.