sexta-feira, 15 de julho de 2011

Um funcionário exemplar

Hoje conheci um cara surpreendente. Não vou identificá-lo a seu pedido, para não prejudicá-lo. Ele trabalha num local de visitação pública em Cuiabá desde a sua fundação.
Pareceu ser um funcionário muito dedicado. Disse que seu cargo é comissionado (de confiança) e que no entra-e-sai de novos administradores já chegou a ficar meses sem receber, mas nem por isso deixou de fazer seu trabalho. Ele trabalha praticamente sozinho. Perguntei como faz para ir ao banheiro, já que fica na porta recebendo o público que paga para entrar. Acho que ele nem respondeu a pergunta.
Ele disse que chega algumas horas antes da abertura do local ao público para fazer o trabalho interno de manutenção. Trabalha de terça a domingo - feriados - o dia inteiro. Enfrenta graves problemas de falta de segurança e já enfrentou um assalto à mão armada, onde teve bens valiosos furtados, assim como os turistas surpreendidos no local.
Enquanto conversávamos um cara sem camisa, nem sapatos, daqueles que a gente nem entende direito o que diz mas sabe que está pedindo dinheiro, falou conosco. O funcionário mandou que não perturbasse e o cara foi embora. Perguntei se ele o conhecia e a resposta foi que era "um noiado" da região.
Fiquei muito impressionada com tanta dedicação e amor à camisa, numa capital onde vemos tantos casos de funcionários fantasmas, pouco compromissados ou com evidente desleixo no trato com o público.
Vocês podem questionar "e se for tudo mentira?" Pode ser que o nosso amigo tenha exagerado para nos impressionar (eu estava com uma colega), mas ele me pareceu sincero. A verdade é que ele estava lá, recebendo os visitantes de forma gentil, e nos deu a impressão de que quer melhorias para o lugar de que toma conta.
Aliás, em matéria de turismo, Cuiabá está mal.

Nenhum comentário: