terça-feira, 5 de julho de 2011

Humanos, porém irracionais

Hoje, ouvi mais uma matéria no telejornal de meio dia na TVCA sobre a fila de pacientes que aguardam (im)pacientemente por uma cirurgia ortopédica no Pronto Socorro de Cuiabá (até hoje eram 165). São homens em sua maioria, quase todos vítimas de acidentes envolvendo motocicletas.
Teve uma entrevista ao vivo com o promotor Alexandre Guedes que disse uma coisa óbvia, porém muito sensata. Independentemente da solução para o problema da fila para cirurgias, existe uma demanda que não pára de crescer e interrompê-la depende de uma política de repressão aos infratores das leis do trânsito.
Dirigir em Cuiabá é uma loucura! É preciso estar sempre muito atento a todas as loucuras que motoristas de carros, ônibus e motos fazem. Ninguém respeita sinais de trânsito, setas, faixas, etc. É difícil a gente passar um dia sem ver um acidente, com maior ou menor gravidade. 
Às vezes quando estou no trânsito fico imaginando o que passa na cabeça dos motociclistas e alguns motoristas. Será que eles se julgam homens de aço ou algum personagem de desenho animado, daqueles que podem se esborrachar no chão e logo depois estão prontos para outro embate?
Fico com coração partido quando vejo aquelas pessoas esperando por uma cirurgia "eletiva", com risco de ficarem com pernas e braços atrofiados ou até perderem os membros fraturados. Para mim, cirurgia eletiva é uma plástica com fins de estética, uma operação na garganta, enfim, qualquer cirurgia que não implica risco de perda de movimento, da capacidade de trabalho ou de levar uma vida normal.
As pessoas precisam ser mais sensatas e não se achar acima da vida e da morte, do bem e do mal, quando estão pilotando suas motos ou dirigindo carros. Quando chegam nos hospitais estropiados - se não morrem no caminho - todos são mortais e humanos. Se têm dinheiro para pagar planos de saúde ou cirurgias particulares, esperarão menos e sofrerão menos. Mesmo assim sofrerão. Até quando?


Nenhum comentário: