quinta-feira, 14 de julho de 2011

Solar

Hoje voltei a nadar. Que delícia! Às 7h30m, depois de deixar minha filha mais velha na UFMT, eu me lancei à piscina.
Aprendi a nadar quando era pequena, nas piscinas maravilhosas do Fluminense, no Rio. Embora tenha feito minha iniciação na sede do tricolor, sou botafoguense desde que me entendo por gente. Já tive muita raiva do Flu por causa de uma derrota imposta ao Botafogo no último minuto do Campeonato Carioca nos idos dos anos 70, mas hoje tenho até simpatia pelo clube do Fred.
Essa é uma outra história e, enquanto aguardo a chegada do presidente da Confraria do Choro à minha casa (essa também é outra história), vamos voltar à piscina.
Voltei a nadar depois que tive minhas filhas, quando morava em Cáceres. Durante mais de um ano nadei na piscina do Boto cor-de-rosa, a academia do Capim, um cara super boa praça que aprendi a estimar. Tive vários professores no período, mas aprendi muito sozinha, com a prática, e com uma amiga que nadou comigo numa época, Carolina. Ela nadava bem melhor que eu e me deu dicas maravilhosas. Bons tempos ...
Aos poucos, fui enjoando da piscina e achei que precisava de ginástica mesmo, uma coisa mais forte para dinamizar os músculos. Mais tarde, eu voltei à yoga. Estou sempre voltando. 
Mais de 10 anos depois estou de volta à piscina, com o mesmo maiô (argh), porém tive que comprar touca nova e vou ter que comprar óculos também. Os antigos estão frouxos e deixam entrar algumas gotas de água, o que não é nada seguro para quem nada de lentes de contato.
Meu professor na academia Golfinho Azul (o nome Boto, acredito, foi inspirado aí, pois há 15 anos a Golfinho já era referência em natação em Mato Grosso) chama-se Jean, mas provavelmente terei outros porque nem sempre poderei ir nos primeiros horários da manhã. Ele foi bastante gentil e, uma vez constatado que sei nadar, me mandou fazer algumas práticas para melhorar o desempenho de braços e pernas. Disse que vai me ensinar como melhorar a perna no nado de peito.
Hoje demonstrei para ele minhas habilidades nos três estilos: crown, peito e costas, mas ele se concentrou mais nos dois primeiros. Contei para ele, tentando disfarçar o meu orgulho, que aprendi a nadar borboleta no Boto.
Nadar é muito gostoso e altamente relaxante. Dizem que é um exercício completo e que emagrece. O chato é ter que botar touca e óculos. Eu me sinto horrorosa quando estou nadando, e, ao mesmo tempo, maravilhosa, porque me integro totalmente com o elemento água. Acho que sou meio peixe, boto, golfinho ...

Nenhum comentário: