terça-feira, 12 de julho de 2011

Descrente

Hoje, no Jornal Nacional, ouvi denúncias sobre má aplicação de recursos destinados à reconstrução da cidade serrana de Nova Friburgo, arrasada por enchentes em janeiro passado.
Caramba, não basta a população ter passado por tudo aquilo (mortes, medo, perda de casa e outros bens)?
Hoje, eu queria poder falar de coisas boas, mas tem hora que não dá. Fica difícil acreditar no ser humano. Será que a desonestidade é condição sine qua non para se chegar ao poder?
No noticiário local da Globo, assisti a uma matéria sobre o drama de milhares de pessoas de um município do nordeste de Mato Grosso, Alto Boa Vista  (a cerca de mil quilômetros de Cuiabá), que vivem sob o medo de serem  retiradas à força de suas terras. Pelo que entendi as terras em questão pertencem a índios Xavante, mas essas pessoas - pequenos proprietários - pagaram por elas num passado recente e construíram suas vidas ali.
Li no site da Globo http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/05/luta-por-terra-em-mt-pode-terminar-em-conflito-entre-indios-e-fazendeiros.html que a Funai diz que índios Xavante foram retirados da área na década de 60 "com a ajuda do governo federal " e instalados numa aldeia a 400 km da região. "Na época, a terra foi desocupada, vendida e loteada".
A irresponsabilidade neste país é incrível! Por que os índios foram retirados de sua terra sagrada? Quem vendeu e loteou suas terras? As pessoas que compraram a terra não o fizeram de má fé. Como fica a situação dessas pessoas?
Tenho o maior respeito pelos indígenas, que foram donos de boa parte dessas terras por muito tempo, mas nem sempre o problema do índio é falta de terra.  Muitas vezes eles precisam de recursos, assistência técnica para sobreviver no mundo atual, precisam de assistência médica para não morrer de doenças de branco e subnutrição.
Acho que há exageros de todas as partes e geralmente a corda arrebenta do lado do mais fraco. Vê lá se iam tirar terras de um mega proprietário de terras, como um Blairo ou Eraí Maggi, para devolver aos índios!

Nenhum comentário: