quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ingenuidade

Esse segundo turno está me deixando pirada. As pessoas ficam mais radicais na defesa de um e outro candidato e, quando isso acontece, juro que prefiro me calar. Pode ser covardia, mas na verdade é um pouco de preguiça e desilusão.
Hoje, ouvi no programa de TV da Dilma alguém comparar a ex-ministra a Madre Teresa de Calcutá e outras heroínas modernas. Será que enlouqueci e estou ouvindo coisas? Fiquei tão chocada com a comparação! É muita apelação!
Serra é "do bem", Dilma é de uma dedicação aos pobres comparável à de Madre Teresa. Então tá ... E nossos amigos Michel Temer, José Sarney, Fernando Collor, o que pensam disso tudo? Devem estar dando risada.
Ah, pensar que já cantei "Lulalá" com o coração cheio de alegria e esperança. Com isso não quero dizer que me arrependo de meus votos no PT. Se eu não votasse, continuaria me iludindo, imaginando um partido onde prevalecessem pessoas bem intencionadas e dispostas a tudo para criar uma sociedade mais justa. 
Na segunda eleição do presidente Lula eu já não estava tão iludida com o PT, mas ainda achava que era uma opção melhor do que voltar aos tucanos do PSDB. Hoje, como já disse aqui, acho todos cada vez mais parecidos e não nutro muitas ilusões a respeito de uns e outros. 
Por isso mesmo me irrita tanto ver essa tentativa do marketing de colocar Serra e Dilma como santos, ele como o paizão, ela como a mãezona.
Não estou preocupada em resolver o meu problema e definir qual presidente será melhor para mim e sim qual será o menos corrupto e com menos chances de desviar os recursos que deveriam ser aplicados em educação, saúde, infraestrutura (saneamento básico) e segurança pública. Será que continuo me iludindo por pensar que isso é possível?

6 comentários:

Blog do Akira disse...

Martha
Nos últimos dias tenho considerado seriamente a possibilidade de anular meu voto, o que seria uma heresia para mim, que passei por todas as grandes lutas políticas desse país, de 1972 para cá, como simples expectador ou ativamente, desde a resistencia à ditadura, passando pela democratização do Brasil, Diretas Já, PT de carteirinha, até chegar ao desencanto com os sonhos e as utopias, como voce bem coloca no seu texto, sonhos e utopias não cabem dentro de estruturas de luta pelo poder, que é o nosso sistema político.
Não sei não, acho que no dia 31 eu vou tampar o nariz e votar no menos ruim, ou seja, qualquer um dos dois.
Um abraço do Akira.

Martha disse...

Pois é, Akira, acho que tem muita gente pensando como eu e vc. Não aguento mais receber mensagens comparando Dilma e Serra. Acabei de assistir a mais uma propaganda ridícula do PT.
Até o dia 31 tem chão, mas estou tendendo a votar "diferente" desta vez.
Um abraço.

Roça de Livros disse...

Ouvindo toda a algaravia em torno das eleições, às vezes acho que estou maluca. Tenho até evitado falar das minhas opções. Mas decidi falar aqui. Acho que PT e PSDB são faces da mesma moeda. E isto é bom para o Brasil. Governar é eleger prioridades. PSDB no governo priorizou a estabilização da moeda. (eu ainda não esqueci o que era viver na hiperinflação). O PT ganhou o poder dizendo que ia mudar tudo e, pela primeira vez na minha vida, naquele ano eu não votei no PT. Temia voltarmos à bagunça inflacionária, depois de termos pago um preço tão alto (privatizações, arrocho salarial do funcionalismo, universidades á míngua etc) para conseguir a estabilidade. No poder, o PT mostrou bom senso, manteve a política de estabilização e, com o tempo, pôde afrouxar os arrochos e investir no social. Ou seja, deu continuidade ao trabalho do PSDB e, aí sim, elegeu o social como prioridade. Então votei no Lula para reelegê-lo. Agora acho que está de bom tamanho. Manter o PT mais tempo no poder é, sim, aumentar a corrupção - porque poder demais corrompe qualquer um.
Vou votar no PSDB agora, esperando que o partido faça o mesmo que o PT fez oito anos atrás: dê continuidade à política (agora social) do antecessor. Quando o PT fez isso, seus eleitores de oito anos atrás, sentindo-se traídos, disseram-se vítimas de um "estelionato eleitoral". Vou votar no Serra torcendo para que, se ganhar, ele também faça um "estelionato eleitoral".

Roça de Livros disse...

Esqueci de assinar meu comentário anterior. O Projeto Roça de Livros não tem a nada a ver com minhas opções eleitorais. Aqui é Terezinha Costa falando.
Terezinha

Martha disse...

Adorei a análise, Terezinha. Eu assinaria embaixo, se fosse um manifesto.
Hoje, conversando com minha diarista, para minha surpresa, ela disse que vai votar no Serra e forneceu argumentos muitos sensatos e concretos.
Contou que sua casa está dividida: o marido é Dilma roxo, ela e a filha vão de Serra.
Acho que vou sair de cima do muro: vou de Serra também.

Blog do Akira disse...

Decidi meu voto.
Vou de Serra.