sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ser ou não ser professor

Hoje é dia do Professor e preciso preparar minhas aulas de inglês para amanhã de manhã. Gosto de ser professora, de compartilhar meu conhecimento com o outro, mas reconheço as dificuldades do ofício.
Professores deveriam ser muito bem remunerados, assim como policiais e outros profissionais que desempenham papéis tão fundamentais na sociedade, e deveria haver um plano de carreira bacana que realmente premiasse os realmente dedicados.
Cobra-se muito dos professores que trabalhem por idealismo, por amor e vocação, por isso não gosto muito daquelas reportagens que supervalorizam o esforço individual do professor (que é o que geralmente faz a diferença na prática) e não têm "tempo" para mostrar o outro lado (na verdade, aquele professor é bom porque é bom e continuaria sendo bom mesmo se fosse bem remunerado, tivesse mais apoio da direção e dos pais, mas aí, talvez, ele não seria notícia). 
Tenho lido ultimamente várias reportagens mostrando que os professores estão envelhecendo e que poucos jovens buscam as licenciaturas, já que as carreiras de pesquisador e outras parecem bem mais atrativas do ponto de vista financeiro. Que pai fica feliz se seu filho lhe comunica que quer ser professor? Todos querem o melhor para seu filho. 
Na minha família temos o caso de um rapaz, cujos pais são professores, que decidiu seguir a carreira, porém soube há algumas semanas que ele desistiu. Não falei diretamente com ele, mas soube que anda muito desanimado com as condições oferecidas nas escolas. Como dizer a ele: "Persista, pois o mundo, as crianças precisam de você. Dê seu sangue, suor e lágrimas que um dia você será compensado"?
Por outro lado, conheci na universidade muitos professores já com emprego garantido que faltam muito às aulas e não me parecem nem um pouco comprometidos com o tal do ensino público.
Moral da história: tem bons e maus profissionais do ensino como em qualquer profissão.
Outro dia me contaram que um colégio particular de ensimo médio de Cuiabá paga R$ 10 por hora/aula a um professor de inglês. Parece até piada! Será que os pais desses alunos sabem disso?
O Dia do Professor já foi mais badalado - sinal de que até nesse sentido o professor já foi mais valorizado pela sociedade. E olhe que hoje em dia, com a omissão de muitos pais no papel de educadores "primários", os professores nunca tiveram uma função tão importante na formação das pessoas. É uma pena que nesse quesito também haja muito blá-blá-blá e poucos avanços concretos.
                                                                              

Nenhum comentário: