quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mundo cão

Até que enfim o STF decidiu alguma coisa em relação à Lei da Ficha Limpa! É pouco, convenhamos, depois de tanta discussão, mas confesso que comemorei o fato de o Supremo Tribunal Federal ter decidido manter a decisão do Supremo Tribunal Eleitoral de barrar a candidatura de Jader Barbalho (PMDB-PA). Infelizmente essa decisão não é extensiva a todos os casos pendentes da nova Lei, como o do deputado federal Pedro Henry (PP-MT) que busca a reeleição. Henry não renunciou ao cargo para fugir à punição de seus pares, ele se manteve deputado por força de liminar!
O ideal era que o STF tivesse decidido sobre a validade da Lei nas eleições deste ano antes de 3 de outubro, mas houve empate nos votos e o presidente do STF não quis usar a prerrogativa de dar o voto de Minerva (ainda bem, já que ele tem votado contra a Lei da Ficha Limpa) na ocasião. No julgamento do caso de Jader, ocorreu o mesmo, mas aí apelaram para um regimento interno e por 7 votos a 3 decidiu-se manter a decisão do STE. Pelo menos foi um bom começo. Quem sabe outros fichas sujas continuem barrados?
Essa boa notícia fica obscurecida por algumas muito ruins, como a das mortes na Indonésia em decorrência do tsunami e da erupção de um vulcão, e a da epidemia de cólera no Haiti. Aproximadamente três centenas de mortes de um lado e do outro do Planeta nas condições mais terríveis. E quanto aos que ficaram: os feridos, desabrigados, doentes? É muito sofrimento para um povo só.  
Os haitianos passaram por um terremoto terrível em janeiro deste ano e milhares vivem ainda em tendas e barracas. A cólera era considerada doença erradicada no país há mais de um século, segundo notícia veicula no G1. Situadas numa região conhecida como "Anel de Fogo do Pacífico" por ser de grande atividade sísmica e vulânica,  as ilhas da Indonésia são constantemente castigadas por terremotos, tsunamis e erupções de vulcão de maior ou menor intensidade. 
Todo esse sofrimento parece próximo e distante ao mesmo tempo. As notícias chegam quase em tempo real, com fotos e imagens de gente sofrendo, desesperada, com medo. A gente assiste e...   

Nenhum comentário: