quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sobre mulas e concursos de beleza

Acabo de dar uma geral nas notícias e fiquei triste de saber que um casal de bolivianos foi detido no Aeroporto Internacional de Várzea Grande com cerca de 170 cápsulas de cocaína no estômago, enroladas em papel alumínio e plástico. Segundo a notícia publicada no Diário de Cuiabá, o homem transportava cerca de 90 e a mulher, grávida de seis meses, umas 80 cápsulas. Como a carga foi detectada no equipamento de raio x, foram levados ao Pronto Socorro, radiografados e tiveram que tomar purgante para expelir a droga.
Só de pensar em toda situação, fico com o estômago embrulhado. O que leva pessoas a se submeter ao papel de mulas? Para mim, só pode ser o desespero e a falta total de perspectiva de vida.
Não quero, entretanto, ficar nessa constatação banal. Quero falar novamente do programa "Profissão Repórter", que, mais uma vez, foi muito bom. O tema foi super bem escolhido (concursos de beleza) e a montagem de toda a pauta foi muito boa. Caco Barcelos e sua equipe abordaram o concurso de mini Miss Brasil (estilo Pequena Miss Sunshine), de "prendas" e de garota da laje. Em todos, apesar das diferenças, o tom ficou sempre entre o cômico e o patético. O envolvimento da família no caso das minis candidatas à Miss Brasil e das "prendas" é total. Na minha opinião, concursos como os das mini Miss Brasil deviam ser proibidos pelo Juizado de Menores. As crianças, coitadas, são vítimas de mães enloquecidas - e pais, provavelmente, omissos -, que cultuam a beleza de uma forma ensandecida, transformando suas meninas em arremedos de Barbies, Xuxas e mini drag queens.
O mais divertido de todos foi o da garota da laje porque não tem subterfúgios. É brega mesmo!

Nenhum comentário: