quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quebra de rotina

Hoje tive um dia surpreendente graças à grandiosidade de Mato Grosso. Às 6h30m estava no aeroporto de Várzea Grande para embarcar no voo que levaria o presidente da Comissão da Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, a duas cidades para fazer palestras aos produtores locais. Depois de duas horas de voo num avião com seis lugares chegamos a Colíder, 620 km ao norte da capital. A palestra aconteceu no Centro de Eventos da Prefeitura e foi bem interessante.
O palestrante, acredito, conseguiu falar na "língua" dos produtores, muito deles de aparência muito simples. Alguns fizeram perguntas e aprenderam um pouco sobre o complexo mundo da pecuária do leite onde produzir muito nem sempre significa se dar bem por causa da velha lei da oferta e da procura.
Após um almoço bem informal na sede do Sindicato Rural de Colíder, em que descobri que o prefeito local tem uma fábrica que fornece móveis para a Tok&Stok - uma loja que forneceu boa parte dos móveis do meu apê no Rio de Janeiro - corremos para o "aeroporto" e seguimos pra Araputanga, outra região leiteira situada a 330 km na região oeste. O percurso durou mais de duas horas, mas, apesar de alguns solavancos "normais" segundo os passageiros mais habituados a esse tipo de voo, passou rápido já que vim gravando uma entrevista com o palestrante a ser publicada na revista Produtor Rural. A descida em Araputanga foi um pouco mais emocionante porque a pista era menor, mas, como comentaram outros passageiros, foi mais macia do que muita aterrissagem de aviões da Gol.
Alvim fez sua palestra meio a toque de caixa porque precisávamos levantar voo antes das 17h porque a aeronave não estava autorizada a viajar à noite, Partimos por volta de 17h25 e chegamos a Cuiabá uma hora depois. Somando tudo, foram mais de cinco horas de voo.
Apesar do cansaço, até que foi gostoso ... Ver caras diferentes, conhecer realidades diferentes e, ver meu estado lá de cima. Não gostaria de fazer um programa desses todos os dias, mas de vez em quando até que é bom. A gente sai da rotina e se desliga um pouco dos problemas do dia a dia.

Nenhum comentário: