domingo, 26 de julho de 2009

Dr Gabriel

Por pura preguiça, costumo me dar folga como blogueira aos domingos. Pura bobagem, afinal é bastante comum eu ligar o computador para trabalhar num projeto paralelo.
Hoje, acordei relativamente cedo para os meus costumes (de domingo, diga-se de passagem) e resolvi dar um rolê na internet antes de me dedicar ao tal projeto. Entre outras surpresas, encontrei uma matéria ótima no estadão sobre cientistas ingleses que provaram a teoria da relatividade de Einstein em maio de 1919 na cidade cearense de Sobral.
Resolvi entrar no site www.clickmt.com.br para checar os artigos do Dr. Gabriel e gostei tanto do que li que resolvi escrever esse post. Provavelmente ele nunca saberá disso, mas não importa.
Quero externar minha admiração por esse homem, aparentemente tão avesso a beija-mãos como ele mesmo diz. Os textos do Dr. Gabriel são ótimos, repletos de uma ironia juvenil. Aliás, é isso que mais admiro nele: apesar de já estar na casa dos 70, ele não envelhece: continua trabalhando, fazendo caminhadas, musculação e tem uma aparência jovial. É verdade que ele é muito crítico, às vezes quase amargo, mas como não ser - como ele próprio diz - diante de tantos desmandos do poder, tanta loucura como assisitir ao "nosso" Lula elogiando publicamente "Elle" e defendendo com unhas e dentes o famigerado Sarney. Dá vontade de vomitar.
Os últimos três artigos de Dr. Gabriel estão especialmente saborosos. São crônicas curtas intituladas "Remédios caseiros", "Exemplo" e "Estilo". Nesta última ele faz uma defesa do seu "estilo" de escrever diante de críticas de leitores de que anda muito pessimista. Nosso cronista faz uma relação de fatos atuais, como as tais relações perigosas entre Lula, Collor e Sarney. Em "Exemplo" fala com muita precisão da importância do exemplo vir de cima e questiona a validade de cursos de liderança, etc, diante do "mau exemplo" dos líderes. E finalmente, em "Remédios caseiros", faz a gente rir com uma leitura bem humorada de alguns problemas do mundo atual.
Da minha parte, prefiro o seu estilo "pessimista" e irônico ao festival de tolices mal escritas que se vê por aí.

PS. Já ia me esquecendo de dizer que o Dr. Gabriel foi fundador e primeiro reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Nenhum comentário: