terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sobre as eleições municipais

No meu trajeto para o trabalho algumas coisas me chamaram atenção e que tem a ver com as eleições do próximo dia 26. Ainda bem que a campanha está acabando! Não aguento mais ouvir os jingles de campanha dos dois candidatos e ver os cabos eleitorais agitando bandeiras nas rotatórias mais importantes da cidade, contribuindo para piorar o trânsito da capital mato-grossense. Pelo movimento que vi hoje de manhã imagino como estará o tráfego na Av. Miguel Sutil no fim da tarde. Achei que tinha ocorrido algum acidente, mas "felizmente" era só a algazarra dos cabos eleitorais.
A propósito, o atual prefeito Wilson Santos criou uma nova versão do jingle. Agora temos a versão forró na voz de Dominguinhos e a versão rasqueado cuiabano. Não sei se essa mudança se deu por causa das críticas do candidato do PSOL, o procurador Mauro, que se vangloriou num programa do primeiro turno de ser o único que tinha valorizado o ritmo da terra. Diga-se de passagem que o jingle desse candidato foi um verdadeiro sucesso. De vez em quando, minha filha de 18 anos ainda canta o jingle. Não tenho como explicar esse fenômeno de comunicação!
O terceiro e último ponto desse post é sobre um aspecto destacado no domingo por um amigo coralista: nenhum dos dois candidatos falou sobre a arborização de Cuiabá durante a campanha. Esse meu amigo disse que está pensando em que cidade vai morar quando se aposentar (ele tem 48 anos), já que o calor da semana passada mostrou que a vida na capital de Mato Grosso está se tornando inviável neste época do ano.
Esse papo de arborização me remete ao meu cunhado, o engenheiro Ivo Bicudo, que nasceu por acaso em Cáceres (uma cidade quentíssima), foi morar no Rio (também muito quente, embora conte com a brisa à beira-mar), mas por dever de ofício (era funcionário do antigo DNER) conheceu bem a canícula mato-grossense. Ele sempre dizia não entender por que os prefeitos não investiam na arborização das cidades de Mato Grosso (do norte ou do sul), uma medida tão simples que poderia tornar bem mais palatável a sobrevivência nos quase 365 dias de calor.
Isso me lembra um artigo da revista Produtor Rural sobre a importância do sombreamento para que os bovinos ganhem peso e dêem o retorno necessário a seus proprietários. Se até os boizinhos precisam de sombra, o que dirá de nós, seres humanos? Sem falar que a cidade fica muito mais bonita cheia de árvores.

Nenhum comentário: