sábado, 25 de outubro de 2008

Amenidades

Hoje não quero falar de crise, de eleição, de problemas e sim compartilhar um momento ímpar na vida de qualquer mulher. Ops, acho que exagerei ... Pra maioria das mulheres (inclusive, as mais jovens) isso já é banal, mas para mim foi uma experiência muito especial. Pela primeira vez, em 52 anos de vida (argh!) interferi na cor dos meus cabelos.
Há muito tempo vinha falando com minha cabeleireira sobre a possibilidade de pintar, fazer mecha - sei lá mais que possibilidade -, quando meus cabelos começassem a ficar brancos. Ela sempre dizia que ainda não estava na hora (ela mais é minha amiga do que cabeleireira ...) Mas esta semana minha filha mais velha - e bem mais alta do que eu - disse que eu estava com muitos cabelos brancos no topo da cabeça. Decidi então encarar o problema e hoje, sem planejar muito, fui ao salão e fiz uma tonalização. Para leigos, isso quer dizer que não mudou a cor dos cabelos (ainda). Ninguém vai encontrar uma Martha loira ou de cabelos vermelhos. Apenas passei um produto que tonaliza os fios brancos.
Confesso que estava morrendo de medo, mas gostei do resultado.
Pode parecer frescura, mas atire a primeira pedra quem não se importar com a aparência e principalmente com os cabelos. Como eles são importantes para nossa auto-estima!
Eu, por exemplo, tenho uma relação muito boa com os meus. Detestei meus cabelos durante boa parte da adolescência até descobrir aos 17 anos a delícia de usar os cabelos naturalmente cacheados. Abaixo a ditadura dos cabelos lisos!
última década voltei a conviver com a ditadura das escovas definitivas, que deixam algumas mulheres com aparência da Maga Patalógica, mas resisti bravamente à pressão desse modismo horroroso.
Gosto de cabelos naturais, sejam eles lisos ou cacheados, e mais do que isso, gosto da diversidade, da possibilidade de ser como a gente gosta de ser. Consigo me ver um dia com os cabelos brancos e bonitos, mas acho que está na hora de brincar um pouco com as possibilidades que os salões nos oferecem, sem que isso signifique mudar a minha essência.

Nenhum comentário: