terça-feira, 7 de outubro de 2008

Balanço das eleições

Ontem acabei não achando tempo para comentar o resultado das eleições. Também tanta gente que já comentou que nem sei se vale a pena ainda falar do assunto, mas quero registrar aqui algumas alegrias e frustrações.
A maior alegria foi ver o deputado Fernando Gabeira no segundo turno no Rio, com grandes chances de chegar à Prefeitura. Não me iludo achando que ele vá fazer milagres ou coisa assim (já superei essa fase), mas acho que ele trará um pouco de oxigênio à cidade que adoro a distância.
A maior decepção foi ver Túlio Fontes, ex-prefeito de Cáceres, perder por pouco mais de 500 votos para o candidato à reeleição, Ricardo Henry. Além de ser um administrador inócuo, Ricardo é irmão do deputado federal Pedro Henry, associado a 10 entre 10 escândalos nacionais envolvendo o Congresso. Pedro é do tipo tubarão, daqueles políticos que as pessoas enchem a boca para dizer "rouba mas faz". A família é dona de uma emissora de TV na cidade, que explora a miséria e a ignorância do povo com um programa sanguinário e supostamente defensor dos fracos e oprimidos.
Tive outras pequenas alegrias (com a derrota do ACMzinho em Salvador) e decepções (como o fato de minha filha, estreante em eleições, ter votado sem qualquer convicção; eu me abstive de fazer o papel da mãe dominadora e não tentei fazer sua cabeça. Acho que só o tempo vai lhe ensinar alguma coisa).
Quanto ao resultado em Cuiabá (segundo turno com o atual prefeito, Wilson Santos, enfrentando o candidato do governador, o empresário Mauro Mendes) , não foi o que eu queria, mas também não sou tão fã do Wilson para morrer de tristeza.
Fiquei feliz de ter me livrado de um pesadelo chamado Walter Rabello, sinônimo de baixaria. Faz o gênero apresentador de TV defensor dos fracos e oprimidos, mas na verdade é um bufão, apoiado pelo grupo de Henry, Campos, Riva, enfim tudo que detesto em MT.
Dizem os especialistas que segundo turno é como começar uma nova eleição. Tomara que Wilson e Mauro Mendes sejam mais convincentes e tirem um pouco a máscara nesta segunda etapa.
Só pedi à minha filha para não jogar seu voto pela janela neste segundo turno. Se ela tiver que anular seu voto que seja por convicção e não por omissão.

Nenhum comentário: