sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ney Matogrosso em Cuiabá

Tive o privilégio de assistir ao show "Beijo Bandido" com Ney Matogrosso e banda na noite de terça-feira. Por causa do feriado, não tive como fazer qualquer registro sobre o espetáculo para o Diário de Cuiabá. Mas não gostaria de ficar sem tecer alguns comentários sobre ele até como um exercício crítico. 
Posso começar dizendo que Ney está cantando muito! Seu timbre inconfundível continua belíssimo e ele passeia pelas notas musicais com facilidade. Sua dicção é quase perfeita na maior parte do tempo. Os músicos que o acompanharam - Leandro Braga (piano), Lui Coimbra (cello e violão), Alexandre Casado (violino e bandolim) e Felipe Roseno (percussão) - eram ótimos e os arranjos maravilhosos e instigantes.
Um show perfeito? Não, longe disso. Tecnicamente achei o show bom. Quis saber a opinião de outras pessoas que assistiram: uma amiga cantora disse que sentiu falta de mais interação com o público. "Faltou ele cantar alguma coisa mais conhecida",  disse. Outro amigo médico comentou que "aquela dancinha dele está muito datada", referindo-se aos requebros do cantor.
Para mim, faltou emoção. Ney parecia de muito mau humor. Como não o conheço de outros carnavais, não sei se ele é sempre assim. Não cumprimentou o público, apresentou os músicos da banda protocolarmente, sem sequer dar um tempo para que o público os aplaudisse como mereciam e resmungou alguma coisa sobre a fumaça lançada no palco.
Quando o show acabou, os aplausos vieram, mas ninguém se levantou para aplaudir o artista, mesmo assim a plateia pediu bis e o Ney voltou ao palco para mais três números.
Foi um show bonito, mas não inesquecível. Apesar de sua bela voz, de estar com um físico invejável aos 70 anos, Ney não me conquistou. Talvez ele não estivesse a fim, mas é um artista e artistas vivem muito de um jogo de sedução com o público. Quando Ney fazia seus requebros - e parte do plateia vibrava - ele parecia estar fazendo aquilo maquinalmente para não fugir totalmente à imagem que muita gente faz de Ney Matogrosso. Acredito que ele seja mais que isso.
Quanto ao espaço, o Buffe Leila Malouf, foi a segunda vez que estive lá. É um lugar bonito, mas não considero que seja adequado para shows desse tipo. O palco é pequeno, meio baixo, e mesmo que os garçons tenham parado de servir durante o show (o ingresso caríssimo dava direito a open bar), há pessoas que não entendem que devem parar de conversar durante a apresentação de um artista. É uma coisa que me irrita muito: em qualquer show, seja no Centro de Eventos do Pantanal, no jardim do Sesc Arsenal, tem gente que não consegue parar de conversar durante o espetáculo.
Por isso, o teatro - da UFMT, do Sesc ou o Cine Teatro - continua sendo o melhor lugar, na minha opinião, para assistir a espetáculos musicais em Cuiabá.
Também senti falta de um programa no show do Ney, já que ele não apresentou músicas, nem compositores.

3 comentários:

Fabio Gomes disse...

Martha, o Ney não é sempre assim, leia meu comentário sobre um show dele em Porto Alegre em 2003: http://www.brasileirinho.mus.br/artigos/neycartola.html

Gabriella disse...

Eu gostei exatamente do fato de Ney dar o seu recado cantando (e muito!!!). Saí do show embevecida c/ tanta beleza e talento. Graças a Deus tenho sensibilidade p/ usufruir desse êxtase. A tal sua "amiga cantora" que cobrou "algo mais conhecido" no repertório e "mais interação c/ o público" deveria ir a shows de Ivete Sangalo e afins e não ao show de um artista requintado como Ney. Certamente, ela estava em lugar errado. Detesto cantores que ficam o tempo todo conversando c/ a plateia, fazendo gracinhas e explicando cada música que vai cantar, isso é pra gente que não acredita na força de sua própria musicalidade e precisa passar uma imagem "simpática" p/ conquistar o público. Ney é Divo, meu bem, ele decididamente nunca precisou disso.
Quanto ao roteiro, ele foi amplamente divulgado pela internet, basta clicar em "Beijo Bandido" e milhares de links aparecerão, contando tudo sobre o repertório e, inclusive, as intenções de Ney ao interpretar cada canção. Pra quem não é comodista...

Martha disse...

Agradeço os comentários deixados que certamente contribuem para uma visão mais ampla do show de Ney Matogrosso em Cuiabá.
Obrigada pela dica, Fabio! Li seu comentário no link.