quinta-feira, 12 de maio de 2011

Preparativos para a Copa de 2014

Várzea Grande, o município disputadíssimo pelas "lideranças" políticas mato-grossenses (ou seria o município sem prefeito?), surpreende novamente.
Ontem assisti à reportagem no jornal do meio dia da TVCA falando sobre o fim dos cobradores de ônibus na cidade que é portal de entrada para Mato Grosso, já que abriga o aeroporto internacional.
Segundo a matéria, a medida está sendo implantada aos poucos com a concordância do sindicato da categoria e desaprovação dos usuários.
Além de dirigir, encarar todo o estresse do trânsito, cuidar da entrada e saída de passageiros, o motorista agora recebe o dinheiro da passagem. Dá para acreditar?
Entreouvi na reportagem que isso já é uma medida preparatória para a Copa de 2014.  Então está explicado ...
Quando a gente acha que já viu e ouviu de tudo, vem uma coisa nova para nos alertar que a cara de pau das pessoas não tem limite.
O município é um caos, vive trocando de prefeito, é cheio de buracos, de mato, não tem segurança pública, mas adotou uma medida digna das cidades mais organizadas do primeiro mundo.
Eu não me lembro se foi em Londres ou em uma capital norte-americana (acho que foi em Chicago, no final dos anos 1990), mas já entrei em ônibus onde o passageiro deixa o dinheiro da passagem num local apropriado ao lado do motorista (está me fugindo o nome correto do recepiente). Como passageiro, você é obrigado a ter o dinheiro contado para a passagem e se presume que ninguém vai querer passar a perna na empresa.
Agora essa história de dar dinheiro para o motorista e ele ter que parar de dirigir para contar e, eventualmente, dar o troco, é surrealista.
Os ladrões devem ter adorado porque agora fica mais fácil para eles roubarem, já que haverá apenas um funcionário da empresa no ônibus. Enfim, achei uma loucura total. Vamos ver o que mais vem por aí em nome da Copa do Mundo.
Meu amigo Lorenzo comentou do alto de seu bom humor costumeiro que do jeito que o trânsito anda lento, o motorista não terá muito problema para receber e contar o dinheiro. Ele deve saber das coisas já que anda sempre de ônibus em Cuiabá.

Nenhum comentário: