sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mea culpa

Apesar de ter feito meu exame de saúde demissional hoje de manhã e do dia estar mais enfumaçado que nunca, estou de bom humor. Vai entender ...
O médico da empresa contratada para fazer o exame (uma formalidade no nosso caso) foi surpreendentemente simpático e até criticou o excesso de burocracia do processo. Fez várias perguntas, tirou minha pressão e me desejou "saúde e sucesso". Agradeci de coração. É disso que preciso: saúde e a sensação de que o outro se importa comigo, mesmo que esse outro seja um estranho que faz parte do meu processo demissional. 
O dia está extremamente quente, um forno! A fumaça toma conta da paisagem. A cidade, as pessoas, tudo fica feio! Fico me perguntando: até quando? Até a próxima chuva. Aí reclamaremos das enxurradas, das casas inundadas, do trânsito mais atrapalhado, dos carros estragados por causa das inundações. 
De alguma forma somos todos culpados por isso: pelo fogo, pelo lixo jogado em lugares inapropriados, pelas construções feitas em locais inadequados, pelo modelo de cidade que adotamos como padrão.
Tenho minha parcela de culpa, nem que seja pela omissão, mas os administradores têm uma parcela dobrada, como cidadãos e gestores dos recursos, muitas vezes mal aplicados ou desviados; pelas empresas contratadas em licitações irregulares para fazer as obras necessárias (ou simplesmente tapear a opinião pública).
Por isso, todos que estão aí pleiteando nossos votos, acusando os adversários e fazendo promessas a torto e direito são culpados, entre eles, o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e o atual Silval Barbosa, candidato à releição.
Como podem ter a cara de pau de não chamar para si sua parcela de responsabilidade por este setembro negro e asfixiante?
Acorda Martha! Eles são políticos. Profissionais.

2 comentários:

Eduardo Lara Resende disse...

Dá licença, dona Martha, de botar minha assinatura aí embaixo? Parabéns! E saúde, sempre.
Abraço grande.

Martha disse...

Esteja à vontade.
Obrigada! Um abraço.