quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Iogurte com granola

Pelo título deste post dá para perceber que estou num dia light. E é verdade. O calor (apesar da chuvinha ontem) continua punk, porém, por alguma razão inexplicável, hoje estou me sentindo mais feliz.
É aniversário de uma das minhas irmãs (Junilza, que esbanja uma energia super positiva aos 77 anos) e, embora distante mais de mil quilômetros, congratulo-me com ela por mais um ano de vida. É claro que eu adoraria poder lhe dar um abraço pessoalmente, mas isso vai ter que esperar um pouco.
Mas há outros motivos que me fazem sentir menos oprimida. Falei há pouco com um grande amigo de Porto Alegre pelo skype - é tão bom poder ouvir uma voz amiga distante sem ficar pensando na conta telefônica - e fiz minha primeira entrevista na vida usando essa mesma tecnologia. Foi meio estranho. Por alguma razão não identificada, apenas a entrevistada, uma pesquisadora da Embrapa Pantanal (de Corumbá-MS) estava me ouvindo e eu não conseguia ouvi-la. Ela sugeriu ir respondendo às minhas perguntas por escrito e, por medo de perder a entrevista, concordei. Ou seja, ela ouvia minhas perguntas e comentários, e respondia por escrito. O timing da conversa ficou meio esquisito (como se fosse um msn maluco), mas aos poucos fomos nos entendendo e no final, quando contei que era de Corumbá (ela é paulistana, mas mora em Corumbá), rolou uma grande empatia entre nós. Ela disse que adora minha cidade natal que adotou como sua.
Encerrada a entrevista, estou aqui colocando a correspondência em dia, o que inclui atualizar o blog e, nesse momento, tive a ideia de tomar um iogurte de morango com a granola recém-comprada. Que delícia! Poucas coisas são mais gostosas do que iogurte com granola. Acredite se quiser! Adoro granola quando ela é pedaçuda, vem bem crocante e cheia de pedaços de castanhas e outros coquinhos.
Daqui a pouco vou para a aula de yoga e depois ao ensaio do Madrigal do Avesso. Mais tarde, quem sabe, um pouco de Chorinho para cantar sem a pressão do sábado.
Hoje, de manhã, enquanto caminhava no Parque Mãe Bonifácia, sozinha e sem iPod (fiquei sem bateria), só ouvindo a minha voz interna e os passarinhos, pensei em escrever um post sobre drogas, assunto barra pesada. Vou adiá-lo para amanhã ou outro dia. Hoje, vou me permitir um pouco de leveza, embalada por um artigo que acabei de ler, enviado por uma amigona do Rio de Janeiro. O texto chama-se "O inimigo dentro de nós", é assinado por Vilmar S.D. Berna e fala sobre " ser em vez de ter" como uma saída para a crise ambiental . Fala sobre a pressão do consumismo e da tendência a se medir a nossa felicidade pelos bens materiais que possuímos. Eu me identifiquei muito com o texto que, aliás, tem tudo a ver com a conversa recente com a pesquisadora da Embrapa Pantanal. Se quisermos conservar certas riquezas - como o Pantanal - é preciso rever certos conceitos e posturas vigentes, vencer a pressão econômica que é grande. O tema é riquíssimo e permite desdobramentos futuros.

PS. Assisti a um segundo debate entre os canditatos ao governo de Mato Grosso e simplemente dormi.  Nem precisa comentar, né?

Nenhum comentário: