quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"Passione"

Hoje é um daqueles dias em que eu poderia falar de tudo e mais um pouco ... Cinema, política, música, gente, tudo me interessa de alguma forma. Mas vou tentar focar um pouco, pois quero compartilhar aqui uma notícia bastante divulgada nos jornais e sites de Mato Grosso: o confisco pela Justiça dos equipamentos da TV Descalvados, afiliada do SBT em Cáceres (a 210 km de Cuiabá), de  propriedade da família Henry - do deputado cassado mantido no poder por força de liminar e pretenso candidato à reeleição Pedro e seu irmão, o ex-prefeito Ricardo.
O confisco é resultante de uma ação movida pela ex-secretária de Ação Social, Gisele Fontes, mulher do prefeito Túlio Fontes. Para quem está de fora a história é meio complicada, mas vale a pena conhecer.
Em 2001, Túlio era prefeito e Gisele ocupava a Secretária de Ação Social. Como assessora de Comunicação dessa administração, posso dizer sem sombra de dúvida que Gisele era uma secretária séria e extremamente dedicada, tendo se empenhado ao máximo para levar a Cáceres, um município empobrecido, vários projetos sociais, tipo Peti (Programa de Erradicacão do Trabalho Infantil).
Como Túlio rompeu com Pedro Henry, que fora vice de seu pai, Antonio Fontes, no começo dos anos 90, teve início uma espécie de guerra entre os dois, que se arrasta até hoje, infelizmente, porque a população de Cáceres e região é a maior prejudicada.
Os Henry sempre usaram e abusaram de seu poder político na mídia local e, através da TV Descalvados, e de sua cria, o apresentador Edmílson Campos, começaram a atacar despudoradamente a secretária Gisele, por suposto desvio de recursos, chamando-a de "ladra". Gisele entrou com uma ação por danos morais, ganhou e o confisco de ontem nada mais é do que o ato (final?) de uma ação que se arrasta há nove anos. Os Henry perderam em todas as instâncias e o confisco é uma forma de garantir o pagamento de parte da indenização, hoje fixada em R$ 480 mil.
A história é sórdida e eu poderia me alongar sobre o assunto. É curioso ler os comentários dos leitores nos sites que divulgaram a notícia, já que quando o assunto é a briga Fontes x Henry, ninguém consegue ficar neutro. Eu sou Fontes, mas sinceramente não me manifestaria se não tivesse discernimento para comentar o assunto. Neste caso, como profissional de comunicação, acho importantíssimo o fato de uma pessoa que se sentiu injustamente acusada de desonestidade ter conseguido provar na justiça que foi caluniada e merece reparação. Assim como sempre achei absurda a forma como os Henry usaram a TV local, de maneira sensacionalista, irresponsável e totalmente voltada para seus interesses políticos.
Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela tão eletrizante - para quem conhece os personagens - quanto "Passione", o dramalhão de Sílvio de Abreu exibido pela Globo.

Nenhum comentário: