sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Reflexões de fim de ano

Hoje várias pessoas do meu trabalho vieram se despedir e desejar boas festas, etc, etc. Esse clima de fim de ano mexe comigo. Por um lado, fico feliz até porque estou animada com a perspectiva d um Natal e Ano Novo diferentes (há cinco anos passo essas festas no Estado do Rio); por outro, rola uma certa ansiedade, um desejo de ter resolvido melhor algumas coisas.
Isso tudo é besteira, de uma certa forma. Faz tempo que deixei de acreditar na "magia" do Natal e do Ano Novo. Acredito sim no desejo e na alegria de procurar estar junto de pessoas que a gente ama e pensar no bem geral da humanidade, mas não tem mágica. As pessoas não vão deixar de se odiar, se maltratar, se matar, se embebedar ou se drogar porque é Natal e porque um novo ano está começando.
Mas de qualquer maneira não deixa de ser uma época de confraternização e reflexão sobre o que estou fazendo da minha vida. Quando eu era menor acreditava que dependendo do meu estado no momento exato da virada do ano teria um bom ano ou não, depois vi que não tinha a ver. Tive ótimos réveillons e anos nem tanto e vice-versa. Na verdade, acho que tudo é uma continuidade e cabe a cada um criar o "seu" momento de virada. Se quiser.

Nenhum comentário: