sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cantar e cantar e cantar...

Esta semana está sendo uma das mais interessantes da minha vida. Durante o dia, entre outros afazeres de uma mulher típica da minha geração (que trabalha, cuida de casa, faz compras, paga contas e resolve os problemas das filhas), tenho trabalhado incansavelmente numa matéria sobre a crise financeira global e seus desdobramentos para o agronegócio. Uma responsabilidade e tanto na medida em que se trata de um assunto muito falado na mídia, mas que sempre possibilita outros olhares e interpretações.
À noite, bom, à noite eu canto. Excepcionalmente tivemos ensaios do coral Cantorum na segunda-feira, terça, quarta e quinta. Teremos ensaio no domingo de manhã e concertos à noite, na segunda e quinta.
Ontem, o ensaio durou mais de três horas, mas foi maravilhoso. Aos poucos, as pessoas, com todas suas dificuldades, estão começando a "ouvir" a música, o canto das outras vozes e é isso que mais me fascina no canto coral: o conjunto de vozes, concretizando os desejos, viagens e intenções do compositor.
A obra mais fascinante, na minha opinião, é a Missa Florida, de nosso colega de coral, o cuiabano Gilberto Nasser. É extremamente difícil (são cinco partes), mas muito rica por tentar trazer para a música erudita ritmos tipicamente regionais, como a guarânia.
Vale a pena conferir! Afinal não é todo dia que temos um novo compositor erudito na praça.

Nenhum comentário: