quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pobre Colniza!

Colniza fica a mais de mil quilômetros de Cuiabá, no extremo noroeste de Mato Grosso. O acesso ao município é dificílimo o ano inteiro, já que não há asfalto ligando a região à capital. O asfalto termina em Juína.
Estive lá mais ou mesmo nesta época do ano em 2009, quando trabalhava para a revista Produtor /Rural. Foi uma aventura e tanto, relatada em vários posts neste blog. De Juína a Colniza, levamos cerca de seis horas, mas na época das chuvas esse percurso torna-se impossível.
Pois bem, hoje a sofrida população de Colniza foi vítima da modalidade de assalto que a mídia chama de Novo Cangaço. Dessa vez, os ladrões, que usaram a mesma tática de sempre, assaltaram duas instituições bancárias ao mesmo tempo: Sicredi e Bradesco.
Essa situação é muito cruel. Uma das poucas vantagens, na minha opinião, de se morar no interior (e bota interior no caso de Colniza) seria ter mais tranquilidade em relação à população da capital, mas o que vemos em Mato Grosso? Cada vez mais assaltos a bancos com reféns em cidades onde o contigente policial é ridículo.
Colniza alcançou triste fama há alguns anos como o município mais violento do Brasil por causa do número de homicídios por habitantes. Quando estive lá, conheci gente amabilíssima, porém quando perguntava sobre a má fama do município, todos respondiam: "Aqui só morre quem tem que morrer". Ou seja, a justiça continua sendo feita com as próprias mãos, no estilo farwest, devido à falta de uma estrutura mínima de serviços aos quais os cidadãos têm direito, tais como segurança, justiça, saúde e educação.
Hoje, Colniza é novamente notícia em todos os sites, jornais e TVs de Mato Grosso. Mais uma vez o motivo não é bom. Lamento pelas pessoas de bem que vivem lá - gente que vai enfiando a cara Brasil afora em busca de melhores oportunidades de vida.
Na fuga, os assaltantes queimaram pontes de acesso. Não sei se as chuvas já começaram por lá, mas certamente a situação ficará ainda pior do que no último período das águas.

Um comentário:

Romildo Guerrante disse...

Martha, esse tipo de assalto está virando rotina em todo o Brasil. No ano passado a Polícia Federal matou 8 bandidos que tentavam assaltar dois bancos no interior do Ceará. Aqui no interio do RJ tá mais difícil, me explicam que os bandidos não teriam para onde fugir, já que as polícias dos estados limítrofes - SP, MG e ES - são "matadoras".