segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O buraco é mais embaixo

Na segunda, é mais difícil retomar o blog. Fico dividida entre falar das vivências do final de semana e dos acontecimentos quentes dos últimos dias. Não é assunto novo, mas não posso deixar de lamentar a morte do cinegrafista da Band, Gelson Domingos, durante operação policial na fazenda Antares, no Rio de Janeiro, no domingo.
Como disse um antigo colega do JB, Jorge Antonio Barros em seu blog (publicado em oglobo.globo.com/blogs/), é impossível permanecer impassível diante da morte de um colega de profissão: "Quando acontece no nosso quintal a notícia sempre torna-se mais relevante". Ainda citando o ex-colega do JB, 2011 foi o ano mais trágico para a imprensa latino-americana em 20 anos, segundo a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). A morte desse cinegrafista, afirma Jorge Antonio, só confirma o que pesquisadores como Luiz Mir têm dito: o Brasil vive uma gerra civil não declarada, com 50 mil mortos por ano.
Aqui em Cuiabá a coisa anda feia: assaltaram e balearam um deputado federal (Eliene Lima) na semana passada, quando ele conversava com um amigo delegado na porta de casa, no bairro Boa Esperança (perto da UFMT). É, meu amigo, pode ser que o fato de ser parlamentar apresse a identificação dos culpados, mas os ladrões são "democráticos": não querem saber a profissão, nem o partido das vítimas. Bobeou, tomou ...
Ando em Cuiabá como andava no meu Rio de Janeiro nos anos 1980, sempre alerta e desconfiada. É uma triste realidade.
Mata-se e se morre por muito pouco. Será que tem jeito de reduzir essa sensação de insegurança, como foi feito em Nova York e outras cidades violentas?
Longe de mim querer dar uma de especialista no assunto, mas acho que é importante combater a violência, com policiamento ostensivo nas ruas, policiais bem preparados e remunerados, que não saiam matando pessoas como o africano Toni Bernardo (aquele que foi espancado por três homens numa pizzaria do Boa Esprança), e principalmente com o combate não hipócrita aos grandes criminosos: políticos, autoridades e todo tipo de profissional corrupto, que desviam dinheiro que deveria tornar nossa sociedade mais justa, com educação de qualidade, saúde e saneamento básico, moradia e transporte dignos para toda a população e não para um minoria.
Todo meu apoio aos organizadores da manifestações anticorrupção do próximo dia 15!

Nenhum comentário: