segunda-feira, 21 de novembro de 2011

As fotos do Zé

Na sexta-feira passada fui à abertura da exposição de fotos de José Medeiros, "Retratos e relatos", na Galeria de Artes do Sesc Arsenal.
As fotos são lindas como se pode ver por estas adicionadas ao post, mas estas não são as minhas preferidas, embora deem uma boa ideia do universo explorado pelo fotógrafo: o Pantanal, com sua gente, seu dia a dia, suas crendices, sua pobreza estampada nos pés e mãos calejados da gente que vive lá e que, geralmente, é menos valorizada do que os bichos e a flora pantaneiros.
José Medeiros - ou simplesmente Zé, meu companheiro de tantas viagens por este Mato Grosso - ama essa gente simples pantaneira e tem o dom de chegar às pessoas com facilidade. Ele não precisa fingir familiaridade, pois realmente fica muito à vontade na casa do povo e, por isso, consegue fazer retratos lindos.
Vale a pena ir atá a Galeria do Sesc Arsenal para contemplar as fotos do Zé. Elas me deixaram um pouco triste, mas isso já é uma outra história, que vou contar outra hora. Quem sabe num livro? 


Nenhum comentário: